“American Crime Story: O Assassinato de Gianni Versace”

Penélope Cruz na pele de Donatella Versace || Créditos: Reprodução Instagram

Anunciada em 2016, a temporada de American Crime Story dedicada ao assassinato de Gianni Versace vai finalmente ao ar pelo canal FX no dia 17 de janeiro, com Penélope Cruz na pele de Donatella Versace e Ricky Martin como par romântico de Gianni, Antonio D’Amico.  Além da série, o estilista italiano também será lembrado em retrospectiva sobre sua carreira em exposição que estreia no dia 30 de janeiro em Berlim (confira mais aqui).

Última coleção de Phoebe Philo para Céline

A estilista Phoebe Philo no fim do desfile de primavera/verão 2016 da Céline || Créditos: Getty Images

Em dezembro foi anunciada a saída de Phoele Philo da direção criativa da Céline, colocando um ponto final em um legado de 10 anos. O que a turma da moda não pode perder, é a última coleção assinada por Phoebe para a maison – Outono/2018 -, que será apresentada em março durante a semana de moda de Paris.

Victoria and Albert Museum

Capa criada por Auguste Champot, em 1895, na França Créditos: Victoria and Albert Museum

Depois de explorar o legado de Christobal Balenciaga em mostra que segue em cartaz até o dia 18 de fevereiro, o museu Victoria and Albert, em Londres, vai olhar neste ano para referências naturalistas. “Fashioned by Nature” explorará trabalhos sustentáveis criados por várias marcas, além de analisar os danos ambientais causados pela indústria têxtil ao planeta. Também em 2018, o museu vai abrigar mostra dedicada ao estilo de Frida Kahlo, batizada “Frida Kahlo: Making Herself Up”. Será a primeira vez que itens pessoais da artista serão expostos fora do México.

“Fashioned by Nature” fica em cartaz entre os dias 21 de abril e 27 de janeiro de 2019 e “Frida Kahlo: Making Her Self Up” entre os dias 16 de junho e 4 de novembro.

“Frida Kahlo: Making Her Self Up” || Créditos: Victoria and Albert Museum

Exposição de moda anual do Metropolitan, em Nova York 

Retrato feito por El Greco do cardeal Fernando Niño de Guevara (1541–1609) e casaco criado por Cristóbal Balenciaga para outono/inverno 1954–55 da Balenciaga || Créditos: Divulgação

Neste ano, o Metropolitan Museum of Art, em Nova York, que abriga as exposições de moda mais concorridas do mundo, vai propor um diálogo entre moda e arte sacra com a mostra “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination” (“Corpos celestes: Moda e Imaginação Católica”). Os destaques da exposição prometem ser os trajes papais emprestados pela sacristia da Capela Sistina, muitos nunca vistos fora do Vaticano, além de roupas criados por estilistas como Riccardo Tisci, John Galliano e Gianni Versace inspiradas no tema. Em cartaz entre os dias 10 de maio e 8 de outubro de 2018.

Exposição em homenagem a Azzedine Alaïa

Azzedine Alaïa com a modelo Mariacarla Boscono usando look da coleção de alta-costura de outono/inverno 18  || Créditos: Reprodução Instagram
 A morte de Azzedine Alaïa, um dos grandes mestres da costura, foi muito sentida pela turma da moda. Em 2018, o couturier que dedicou sua vida a redefinir a silhueta feminina ganhará retrospectiva em sua homenagem no Design Museum, em Londres. A mostra acontece entre os dias 10 de maio e 7 de outubro, e vai reunir mais de 60 criações notáveis de Alaïa dos últimos 35 anos, assim como instalações arquitetônicas feitas por ele em parceria com artistas como Kris Ruhs e Tatiana Trouvé.
“Azzedine Alaïa: The Couturier” 
Quando: de 10 de maio a 7 de outubro
Local: Design Museum – Londres
designmuseum.org
Documentário sobre Vivienne Westwood 
Vivienne Westwood ao fim do desfile de Spring/Summer 2018 em Paris, em setembro || Créditos: Getty Images

A história de Vivienne Westwood, estilista que foi peça chave para a definição do estilo punk nos anos 1970, vai virar filme neste ano. “Westwood: Punk, Ícone, Ativista” tem data de estreia prevista para maio e será destaque do Festival de Cinema de Sundance de 2018, que acontece no dia 20 de janeiro. O longa traça passado e presente da estilista britânica, com relatos de seu ousado universo criativo e de sua parceria com Malcolm McLaren.