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|| Créditos: Reprodução
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|| Créditos: Reprodução

Como Glamurama anunciou nessa segunda-feira, durante toda a semana vamos publicar aqui a seleção de 11 artistas para ficar de olho em 2016, conteúdo preparado por Dani Arrais do blog Don’t Touch My Moleskine com a ajuda de Diego Matos e Ana Maria Maia. Nesta segunda parte, vamos conhecer mais do trabalho de Cristiano Lenhardt, Vitor Cesar e Martha Araújo.

02. Cristiano Lenhardt
Nasceu em Itaara (RS) em 1975
Vive e trabalha em Recife
É representado pela Galeria Fortes Villaça
cristianolenhardt.com.br

|| Créditos: Bárbara Wagner
Cristiano Lenhardt|| Crédito: Bárbara Wagner

Vejo no Cristiano um artista capaz de lidar amplamente com as armadilhas que o circuito da arte te impõe, justamente desconstruindo e celebrando valores e intenções que sempre procuramos esconder. Por meio de uma observação aguda do meio urbano brasileiro, por vezes europeizado, por vezes rural, jeca ou cafona, reúne elementos para a construção de uma imagem potente em que as gambiarras ganham vez e a plasticidade das coisas banais ou ordinárias ganham protagonismo e são reconhecidos como entidades da beleza. Basta lembrarmos sua última exposição no Galpão Fortes Vilaça ou no vídeo “Superquadra Saci”, apresentado no 19º Festival de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil. (Diego Matos)

|| Créditos: Divulgação
Trabalho de Cristiano Lenhardt|| Crédito: Reprodução Don’t Touch My Moleskine

 

03. Vitor Cesar
Nasceu em Fortaleza em 1978
Vive e trabalha em São Paulo
vitorcesar.org

|| Créditos: Divulgação
Vitor Cesar|| Crédito: Reprodução Don’t Touch My Moleskine

Vitor tem como trunfo a capacidade de sintetizar em sua condição de artista as suas reflexões acadêmicas e a sua produção prática como designer, transformando-as em ações artísticas que podem deflagrar ou estimular reflexões acerca do espaço público, bem como formalizar posicionamentos políticos por meio de instrumentos gráficos de rara qualidade plástica. Nos últimos 15 anos, o artista tem conseguido sobreviver ao circuito comercial das artes justamente por meio de uma reflexão que elucida às razões do espaço público ou privado, demonstrando de forma transparente as relações de poder que esses espaços definem. Não foi à toa que no 33º Panorama da Arte Brasileira, ele realizou uma das instalações de maior impacto nos espaços do Museu de Arte Moderna de São Paulo. (Diego Matos)

|| Créditos: Divulgação
Trabalho de Vitor Cesar|| Crédito: Reprodução Don’t Touch My Moleskine

 

04. Martha Araújo
Nasceu em Maceió em 1943
Vive e trabalha em Maceió
É representada pela Galeria Jaqueline Martins

|| Créditos: Divulgação
Trabalho de Martha Araújo|| Crédito: Reprodução Don’t Touch My Moleskine

Martha Araújo pertence à geração 1970 e, mesmo estando em Maceió, de certa forma isolada de um debate que se vinha tendo sobre arte experimental nos centros do Brasil, fez interessantes proposições participativas. Suas instalações, sempre um misto de ambientes arquitetados com roupas e objetos para se vestir, situam a participação e o convívio sociais no meio termo entre algo simultaneamente lúdico e prazeroso, e, por outro lado, desafiador, conflituoso, até opressor em alguns casos. A obra dela ensina que é preciso negociar. Em tempos de revisão das narrativas da história da arte brasileira, o nome de Martha e de tantos outros artistas deve ser observado com toda a atenção. Os motivos para essas omissões podem corresponder a limitações geográficas (artistas em zonas periféricas do circuito), de gênero (ainda hoje grandes exposicões costumam ter mais homens do que mulheres representados, quem dirá nos anos 1970…), linguagem (poéticas experimentais requerem um esforço maior de documentação, além de desafiarem uma crítica apegada a convenções) etc. O fato é que as limitações existem e cabe a nós, hoje em dia, dedicarmos um esforço significativo para revisitar essas histórias consolidadas e identificar falhas/faltas graves, muito mais do que simplesmente ir em frente numa marcha de prospecção desenfreada e irresponsável de novos artistas. Apesar de estar produzindo há mais de 40 anos, Martha Araújo seria ainda uma “novidade” para grande parte da crítica e da história da arte. (Ana Maria Maia)

|| Créditos: Divulgação
Trabalho de Martha Araújo|| Crédito: Reprodução Don’t Touch My Moleskine

 

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