Publicidade

Se gastronomia é arte, os banqueteiros são renascentistas reinventando fórmulas clássicas com olhares contemporâneos e com muita dedicação em cena. No Top 10 desta semana, GLMRM destaca 10 banqueteiros que deixam sua marca no país com propostas refinadas, aliando ingredientes e muito talento, em um esforço incansável de satisfazer seus clientes. É pura arte misturando sabores, apresentação impecável e atendimento perfeito.

1 – Charlô Whately (Buffet Charlô) / @charlo.eventos

Charlô Whately (Buffet Charlô)
Foto: Paulo Freitas

Carlos Thomaz Whately Neto, o Charlô, trilhou um percurso singular. Estudante de Administração no Mackenzie e inserido no mundo financeiro, percebeu-se deslocado entre os convencionais trajes e gravatas. Em busca de um propósito mais genuíno, aventurou-se na encantadora Paris, onde, por um mero emprego ocasional, despertou sua afinidade para as artes culinárias. No ano de 1980, de volta ao Brasil, trouxe consigo uma valiosa bagagem de receitas autênticas, com destaque para um patê sedoso à base de fígado de galinha, conhaque e especiarias, que viria a se tornar sua marca registrada. Passou a servir o prato aos amigos em momentos especiais, plantando a semente do que se tornaria uma jornada gastronômica marcante.

Na década de 90 tornou-se sócio de Felipe Sigrist, dando origem ao Buffet Charlô. Em 2015 inaugurou o Cha Cha no Itaim Bibi, restaurante mais informal que abre do café da manhã ao jantar. Em seguida veio a necessidade de ter seu próprio espaço de eventos: a Casa Charlô. O segredo do sucesso para ele? “A sofisticação não se encontra apenas na mesa, mas na cozinha, com equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados, na escolha dos fornecedores e dos melhores ingredientes. E no salão com uma equipe treinada para oferecer um serviço impecável. O luxo não é algo supérfluo e sim aquilo que não se vê, o olhar atento aos sonhos e necessidades de cada um dos nossos clientes”.

 

2 – Enio Gonçalves (Balsâmico Buffet) / @balsamicobuffet

Foto: Paulo Freitas

Um dos sócios-proprietários do Balsâmico, Enio Gonçalves se destaca no cenário de eventos. Com mais de duas décadas de dedicação ao universo das festas, acumulou valiosa experiência. Foram 15 anos no Fasano, onde consolidou sua reputação em proporcionar serviços de excelência. Sua atuação no comando da cozinha do Balsâmico é vista como meticulosa, tanto no preparo quanto na inovação dos pratos. A seleção criteriosa de ingredientes de alta qualidade aprimora ainda mais esse processo culinário. Além disso, Enio e sua equipe dedicam-se à personalização de cardápios exclusivos, assegurando que cada evento seja uma jornada única, em harmonia com a visão e desejos do cliente.

Quando perguntado o que o trouxe até aqui, a resposta é rápida: “Amor à gastronomia. Acompanhar de perto, estudar, viajar para realizar pesquisas, inovar e ouvir quem lhe contrata”.

 

3 – Isabella Suplicy / @isabellasuplicyofficial

Foto: Divulgação/Gil Bianchini

Uma das confeitarias mais renomadas do Brasil, Isabella Suplicy é conhecida por seu talento em confeccionar bolos de casamento. Sua paixão pela culinária vem desde os 15 anos, quando já demonstrava interesse na cozinha ao lado de sua tia-avó. Após aprimorar técnicas na Peter Kumps New York Cooking School, ela retornou ao Brasil em 1995 e fundou seu próprio ateliê no Morumbi, em São Paulo. Sua confeitaria não apenas proporciona doces deliciosos e lindamente detalhados, mas também contribui com a estética de festas e outras ocasiões especiais. No seu ateliê é possível vislumbrar a dedicação que Isabella e sua equipe têm para confeccionar pequenas obras de arte com sabores à altura.

“Seja fiel aos seus princípios, foque no seu objetivo, não copie, crie”, diz Isabella sobre seus segredos de sucesso.

 

4 – Joyce Dabbah (L’Épicerie) / @lepicerie

Foto: Divulgação

Formada em Gastronomia pelas escolas Cordon Bleu  e Lenotre, na França, com especializações e estágios em Nova York e Londres, Joyce Dabbah é pura ousadia em suas criações. Uma profissional inquieta que não se cansa de buscar sabores e formas inéditas pelo mundo, a fim de perpetuar boas memórias nas pessoas. E assim atingir seu maior objetivo: emocionar! Joyce possui um buffet dinâmico, sofisticado e conhecido pela qualidade e atendimento personalizado, capaz de unir a gastronomia contemporânea ao estilo individual de cada cliente. Tanto é que o L’Epicerie ocupa um lugar de destaque entre os mais conceituados buffets de São Paulo.

“Minha fórmula de sucesso é levar ao cliente alegria, prazer, beleza e suspiros! Literalmente, de todas as maneiras! Obviamente, com muita determinação e persistência!”, diz Joyce.

 

5 – Juliano Cordeiro (Zest Cozinha Criativa) / @buffetzest

Foto: Divulgação/Daniel Goes

Para Juliano Cordeiro, o segredo do sucesso reside “na harmonia entre a criatividade e a personalização dos cardápios, sempre considerando o perfil dos convidados”, diz ele. Com experiência internacional, incluindo passagens pelo Castelo Biltmore, na Carolina do Norte, e pelo renomado restaurante Skye, de Emanuel Bassoleil, Juliano imprime sua assinatura única em pratos exclusivos e criações surpreendentes. Fundado há 22 anos ao lado da esposa Daniela Kishimoto, o Zest Cozinha Criativa encanta com experiências gastronômicas inesquecíveis.

Paixão por servir, ter cuidado com os detalhes e focar no planejamento e na capacidade de adaptação: as fórmulas de sucesso segundo Juliano. “Diferente de um restaurante, montamos constantemente grandes banquetes, muitas vezes em locais inusitados e não preparados para isso. Não dá para ter medo, temos que ir em frente e sempre entregar com excelência. Uma equipe bem treinada e com a mesma visão de hospitalidade é o nosso bem mais precioso”.

 

6 – Maria Alice Solimene (Casa Solimene) / @casanovasolimene

Foto: Paulo Freitas

Apaixonada pela cozinha brasileira e autodidata, Maria Alice Solimene cresceu vendo sua avó paterna napolitana e seu pai (“metido a cozinheiro”, diz ela) fazerem maravilhas na cozinha. Em 1994, depois de uma viagem pela Itália e Portugal, a fim de conhecer suas origens, voltou encantada pela gastronomia. Além disso ela mergulhou na cozinha árabe, desenvolvendo pratos inspirados nas receitas dos antigos judeus-arábes Sefaradi de Alepo (Síria).

Depois de tantos sabores, Maria Alice decidiu abrir um serviço de buffet voltado para o cenário fashion do Brasil, onde tem inúmeros amigos. É dona de um cardápio com forte influência mediterrânea, mas também muito inspirado na culinária brasileira. Seu cuscuz paulista criado a partir de uma receita de família, desta vez de sua mãe, tornou-se marca registrada. Passou a ser vendido no Empório Santa Maria e levou o prato popular para os grandes jantares e banquetes.

7 – Mazzô França Pinto (Cozinha da Mazzô) / @cozinhadamazzo

Foto: Divulgação/Marina Malheiros

Mazzô França Pinto nasceu em Minas Gerais e é de sua terra natal que carrega o amor pela cozinha tradicional brasileira. Elabora cardápios de sofisticada simplicidade e é conhecida pela elegância e discrição que imprime às festas e eventos que organiza há quase 40 anos. Mazzô rejeita o rótulo de chef. “Sou cozinheira”, se define, orgulhosa de não abrir mão da relação direta que tem com panelas e temperos. “Sensibilidade para entender a demanda de cada cliente, dedicação e profissionalismo são minhas receitas secretas para um banquete”. Dos deuses, né?

 

8 – Neka Menna Barreto (Neka Gastronomia) / @nekagastronomia

Foto: Paulo Freitas

Aos 17 anos, Neka Menna Barreto iniciou a faculdade de Nutrição em Porto Alegre, cidade onde nasceu. Estagiou no Ritz de Paris e com Alice Waters em seu restaurante Chez Panisse (referência em California cuisine), visitou restaurantes na Índia, Itália e Alemanha. O começo da carreira foi marcado por grandes banquetes servidos a bordo de cruzeiros. Suas criações culinárias roubavam a cena e ela passou a ser requisitada para fazer jantares fora das embarcações. Assim deixou a capital gaúcha para fazer história na gastronomia brasileira.

Neka participa de palestras e cursos na área acadêmica. Ministrou cursos como o de Pós-Graduação em Cozinha Brasileira no Senac  e é uma entusiasta da alimentação saudável –  frequentemente é convidada a participar de  projetos ligados à gastronomia orgânica e sustentável e é uma das precursoras da gastronomia inventiva no Brasil. Hoje, a Neka Gastronomia é comandada ao lado da irmã Jacque, carregando mais de 25 anos de gastronomia de eventos. “Acreditamos que a fórmula de sucesso vem através do conhecimento, da cultura, da disciplina e do comando harmônico, para que cada evento seja capaz de ficar na memória dos convidados”, explica Neka.

 

9 – Renata Vanzetto (Buffet Vanzetto) / @buffetvanzetto

Foto: Divulgação/Juliana Matos

Com 33 anos, Renata já tem um rico currículo de realizações. Hoje comanda um grupo que soma nove bem-sucedidos empreendimentos. A marca Marakuthai, sua primeira empreitada, foi adquirida pelo grupo baiano Ergo, mas permanece com o Buffet Vanzetto e também com a Casa Vanzetto. Dividindo um mesmo imóvel nos Jardins, a chef comanda ainda o bar MeGusta, o restaurante autoral Ema e o recém-inaugurado Mé Taberna, no mesmo endereço da Bela Cintra, localizado no subsolo do bar. A chef está à frente ainda da lanchonete Matilda Lanches, com unidades nos Jardins e Pinheiros, e o restaurante Muquifo, especializado em receitas de família.

Quando adolescente, a paulistana que se mudou para o litoral com apenas um ano gostava de ver a avó cozinhando. Autodidata, aprendeu parte do que sabe em uma temporada de estágios na Europa, onde trabalhou em restaurantes renomados. Fez estágio com o chef René Redzepi na cozinha do dinamarquês Noma, em 2011, então considerado o restaurante número 1 do mundo pelo The World’s 50 Best da revista inglesa Restaurant. Em 2019 foi eleita Jovem Talento pelo prêmio francês La Liste.

 

10 – Viko Tangoda (Buffet Viko Gastronomia) / @vikogastronomia

Foto: Divulgação

Tornar-se banqueteiro foi um processo natural no crescimento de Viko Tangoda. Desde criança, as festas familiares em sua residência o ensinaram sobre a união e a alegria que a cozinha e as grandes refeições à mesa proporcionam. Profissionalmente já ganhou 2 vezes o prêmio de Banqueteiro do Ano pela revista Prazeres da Mesa.

Há 18 anos o buffet Viko Gastronomia assume com maestria o serviço de algumas das áreas VIP do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. A cada ano, o chef encabeça um processo contínuo de reinvenção, dedicado a proporcionar uma experiência singular ao seu exigente público. Para o chef, “cozinhar é uma arte, é o bem viver, é resgatar memórias, aromas, sabores, pessoas”.

Você pode gostar também:

10 mulheres da moda que são visionárias e impulsionam a indústria a novos patamares

10 mulheres filantropas do Brasil e suas causas

10 digital influencers brasileiras que agitam o mercado e as redes sociais

10 Mulheres que são sinônimo de elegância

10 atletas que levam o talento brasileiro mundo afora

Top 10: eles fazem da gastronomia um império de sentidos – e de sucesso!

Top 10! As meninas poderosas da Geração Z que estão moldando o amanhã

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter