Publicidade
Janaína Rueda
Foto: Divulgação/Marcus Steinmeyer

Pelo segundo ano consecutivo, a renomada A Casa do Porco, restaurante localizado no centro de São Paulo, entrou na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo pela The World’s 50 Best Restaurant, celebração que aconteceu na última terça-feira (20), em Valência, na Espanha.

Único brasileiro a aparecer na lista, o restaurante ocupou a 12ª posição e Janaína Rueda, chef à frente de A Casa do Porco, junto com Jefferson Rueda, destaca que a conquista é reflexo de sua trajetória amando a profissão, as pessoas e o gostar de servir. No entanto, ela sentiu falta de mais brasileiros na lista.

“A sensação é de apreensão e responsabilidade, porque cabe a nós tentarmos trazer mais vozes brasileiras com ajuda da imprensa especializada, buscando sempre uma união dos cozinheiros e também com o apoio das políticas públicas de turismo e economia criativa”, disse a chef ao GLMRM.

A lista foi elaborada por 1.080 jurados e especialistas do setor gastronômico, de 27 regiões diferentes do mundo. Janaína conta que tem pensado muito sobre o conceito do restaurante nos últimos tempos, o que faz ela chegar à conclusão de que utilizar um único ingrediente, com aproveitamento total do porco, é o que faz o restaurante ter tanto destaque.

Equipe de ‘A Casa do Porco’. Foto: Divulgação/Rogério Gomes

“Acredito que seja um conceito de sustentabilidade, de vanguarda. A Casa do Porco é um restaurante acessível a todos, desde o banqueiro ao bancário. Um restaurante que fala sobre a gastronomia do Brasil e suas histórias”, relata.

Agora, uma das missões de Janaína é lutar por políticas públicas de segurança que garantem a atração de mais turistas para todos os cantos do Brasil, para que mais gente possa conhecer a rica cultura na cozinha e, assim, ter mais brasileiros na lista.

Gastronomia está no sangue

Janaína comanda A Casa do Porco desde 2015 ao lado de Jefferson Rueda. Atualmente, ambos se reúnem semanalmente para discutir novas ideias. E, para provar que o amor pela gastronomia está no sangue, seu filho João Pedro, de 17 anos, também faz parte da equipe trabalhando nos aperitivos do restaurante. “Ele [João] é cozinheiro por sangue. Vai trabalhar com outros chefes para desenvolver mais suas habilidades”, diz ela.

Prezando sempre pela comida de qualidade no prato, Janaína acabou de abrir o Merenda da Cidade, também no centro paulistano, cujo objetivo é oferecer o famoso “almoço comercial” com preço justo e sabor inigualável.

Foto: Divulgação/Marcus Steinmeyer

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 26 de Abril

Dia 26 de Abril

Por aqui, a sexta-feira já está na metade, e neste fim de semana as mulheres assumem o protagonismo....

Instagram

Twitter