Publicidade
Janaína Rueda
Janaína Rueda / Crédito: Divulgação

Janaína Rueda, chef do ‘O Bar da Dona Onça’, em São Paulo, tem motivos para comemorar: ela foi eleita a vencedora do American Express Icon Award 2020 na América Latina. O reconhecimento, apresentado pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, celebra quem contribuiu de forma notável para a indústria de restaurantes e usou seu perfil como chef para aumentar a conscientização e promover mudanças positivas.

Rueda será homenageada na contagem regressiva virtual da lista Latin America’s 50 Best Restaurants, patrocinada pela S.Pellegrino & Acqua Panna, no dia 3 de dezembro. O prêmio reflete o compromisso da chef paulistana com a comunidade, desde a campanha por refeições escolares saudáveis e gastronomia inclusiva, até a mobilização de líderes da indústria em torno dos esforços de combate à Covid-19, além da ajuda às comunidades vulneráveis durante a pandemia.

“É muito gratificante e emocionante ser reconhecida por um prêmio como este. Espero que este espaço ajude a sensibilizar para temas mais importantes, como o debate sobre a diversidade e a procura de uma gastronomia cada vez mais inclusiva e democrática. É nosso papel, como representantes do setor alimentício, apoiar os mais vulneráveis, especialmente neste momento de pandemia. A hora de mudar é agora”, diz Janaina Rueda.

https://www.instagram.com/p/CEot5bDJ3fh/

Em época de pandemia, quando Janaína e o marido se viram forçados a fechar os restaurantes por tempo indeterminado, eles perceberam que, sem o apoio governamental adequado, milhões dos trabalhadores de restaurantes em todo o Brasil corriam risco de desemprego. Em resposta, Rueda ajudou a unir cerca de mil chefes e funcionários do setor de hospitalidade de todo o país.

Seus esforços para exigir apoio financeiro vital do governo brasileiro levaram à coordenação de uma série de postagens ‘SOS’ no Instagram, formando uma frente unida de figuras do setor. Em resposta à pressão, o governo federal concedeu benefícios para conter ainda mais demissões. Além desses esforços, Rueda transformou seu restaurante casual, O Bar da Dona Onça, em um centro de distribuição que recebe doações de pessoas físicas e jurídicas e entrega itens essenciais às comunidades mais vulneráveis do centro de São Paulo.

William Drew, Diretor de Conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, afirma: “Nestes tempos difíceis para a indústria, Janaina Rueda se dedicou a esforços vitais de recuperação. Ela acredita piamente no direito de todos terem acesso a uma alimentação boa e saudável e defende a gastronomia como uma alavanca para a mudança social. Seu desejo de inspirar mudanças positivas a torna a recebedora perfeita deste prêmio para 2020.”

Rueda cresceu no centro de São Paulo, e aprendeu a cozinhar quando abriu o Dona Onça. Além do restaurante, ela e o marido são donos da Hot Pork, um quiosque de fast-food que vende cachorro-quente orgânico em embalagens biodegradáveis, a Sorveteria do Centro e um laboratório no icônico prédio do Copan onde trabalham sobre novas ideias e hospedam outros chefs. Para acompanhar mais o trabalho de Janaina, bastante seguir a chefe no Instagram!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter