gótica
Reprodução/Unsplash

Direto dos anos 70, make gótica volta a fazer sucesso nas passarelas e no street style

1 Compartilhamentos
1
0
0
0
0

Depois do retorno em peso das estéticas dos anos 2000 para a moda, chegou a hora de outras décadas serem revisitadas e ressignificadas por essa indústria criativa. Quem está no foco agora são os anos 70 e 80, mais especificamente a subcultura gótica, que teve início no Reino Unido e é resultado de uma variedade de influências musicais do período, como krautrock, glam rock entre outros.

Marcada, principalmente, pelo visual all black, o estilo voltou para os holofotes nas passarelas internacionais com as coleções outono-inverno 2022. De lá para ganhar seu espaço no street style não precisou de muito tempo ou esforço, as makes carregadas nos olhos já são uma das maiores tendências do momento.

Mais moderno, porém, do que o de décadas atrás, agora o estilo não se limita ao preto e prova que há outros tons que podem ser igualmente dramáticos. Na beleza, o revival ainda ganhou toques de sensualidade, com pontos de luz estratégicos, pedrarias e uma pitada de cintilância. 

A seguir, o beauty artist João Lom entrega dicas valiosas sobre como reproduzir quatro estilos de makes góticas em casa.

Esfumado

Divulgação

“Os olhos esfumados sempre estiveram em alta. Por se tratar de uma make que exige um pouco mais de técnica, costuma ser o mais pedido entre as clientes, já que normalmente sozinhas não conseguem um acabamento perfeito. Agora, ele vem de um jeito um pouco mais exagerado, dando lugar a um acabamento menos certinho e mais borrado, em alguns casos ultrapassando as limitações da pálpebra móvel e se estendendo até as têmporas, o que traz esse ar gótico. Para alcançar este efeito, use um pincel mais peludinho e de cerdas mais alongadas e fofas”.

Glossy

Divulgação

“A textura com efeito molhado (glossy) vem sendo vista há algum tempo e nesta estação também aparece mais expressiva e extravagante. Para criar o efeito, basta fazer sua maquiagem como de costuma e, antes de concluir, aplicar um gloss incolor nos pontos que quiser destacar”.

Delineados

Reprodução/INstagram

“Os delineados gráficos também são uma das apostas da estação. Traçados de forma mais grossa e até mesmo feitos na linha d’água inferior, eles trazem esse ar ‘rock n roll’ para o outono. Acredito que o interessante desta tendência seja se permitir ousar e ultrapassar certos ‘limites’ que não ultrapassaríamos em um make mais básico”.

Pedraria

Reprodução/Unsplash

Pedrinhas delicadas já fazem parte das maquiagens modernas. A novidade agora é o uso de pedrarias maiores para compor looks mais góticos. A aplicação de pedraria com ferragens douradas, prateadas ou até pretas é a escolha certa para construir um visual final mais marcante e expressivo. A cola de cílios é uma excelente opção para fixá-las no rosto”.

Você também pode gostar