A rainha Elizabeth II voltou a ser vista em público usando uma bengala, só que dessa vez o acessório para o auxílio no caminhar que ela escolheu tinha um significado especial: trata-se do mesmo usado pelo príncipe Philip, marido dela, em inúmeras ocasiões e principalmente em seus últimos anos de vida. Philip, que morreu em abril do ano passado, aos 99 anos, costumava usá-lo mais por uma questão de estilo do que necessidade, já que nunca teve problemas para se locomover apesar de sua idade avançada.
Já a viúva dele optou por usar a tal bengala em uma recepção para convidados especiais que organizou no último sábado, na Sandringham House, uma de suas residências oficiais que fica em Norfolk, no interior da Inglaterra, para celebrar os 70 anos de reinado, ou seu Jubileu de Platina, que então completaria no dia seguinte.
A propósito, vira e mexe surgem matérias na imprensa dando conta de que Sua Majestade pretende abdicar do trono para dar lugar ao seu filho mais velho e herdeiro natural, o príncipe Charles. A última nesse sentido foi publicada dias atrás, pelo tabloide britânico Daily Star. De acordo com a publicação, a chefe da Casa Real de Windsor planeja algo nesse sentido para 2023, mas os poucos que a conhecem bem já declararam inúmeras vezes que Elizabeth II só abriria mão de suas funções como soberana caso fosse diagnosticada com alguma doença grave, como demência, ou qualquer outro motivo de saúde que a impedisse de cumprir o juramento que fez em 1947, quando ainda era apenas uma princesa: “Eu juro diante de todos vocês que vou dedicar minha vida inteira ao seu serviço”, disse a monarca em seu primeiro discurso transmitido pela televisão.
- Neste artigo:
- Elizabeth II,
- príncipe Philip,