Publicidade
Vitor diCastro / Crédito: Instagram

É possível falar das características de cada signo – sejam elas boas ou ruins – com leveza e muito humor, e é justamente essa a fórmula do sucesso de Vitor diCastro, criador do Deboche Astral, canal do Youtube que possui mais de um milhão de inscritos e muitos seguidores em outras redes sociais. E como outras histórias por aí, Vitor começou a falar sobre astrologia para se aprofundar como ator e apresentador, já que ele interpreta diversos personagens em suas criações. E de cara Vitor teve um sinal de que estava no caminho certo: o primeiro vídeo teve oito milhões de visualizações há cinco anos e, desde então, não parou.

Mesmo sem formação em astrologia, ele conta que é um estudioso dos signos e usa as referências de cada um deles. Os assuntos são os mais diversos, como ‘o melhor amigo de cada signo’ ou ‘os signos no telefone’. Com tantos temas e personalidades a serem explorados, é claro que os participantes ‘Big Brother Brasil’ também estão entre eles, e Vitor alerta: “Sagitarianos ganham bastante o programa, já que conseguem levar tudo de maneira mais leve. Nessa edição, a Juliette é sagitariana, o Lucas também era, e eles cativaram o público. Na teoria, capricornianos deveriam se dar bem no jogo, mas como a Karol Conká é capricórnio vamos pular essa parte da história”, brinca.

A seguir, confira uma entrevista bem humorada com Vitor diCastro que, além de Youtuber e influenciador, é integrante do movimento ‘Quebrando o Tabu’, que busca debater sobre direitos humanos de maneira leve e sem preconceitos. Afinal, 2021 é o seu ano? Como lidar com a era do cancelamento? Descubra. (por Jaquelini Cornachione)

Glamurama: Como é ser influenciador na era do cancelamento?

Vitor diCastro: É difícil! Nós estamos vendo isso acontecer no Big Brother Brasil, por exemplo. Os influenciadores estão acostumados a serem vistos o tempo inteiro também. É como se tivessem várias câmeras analisando o que estamos fazendo, o que estamos falando. Eu costumo dizer que não vivemos apenas na era do cancelamento, mas da hipocrisia, em que você precisa estar 100% alinhado a tudo o que disse antes. Parece que antigamente o público era mais aberto e procurava escutar o que a gente falava, a nossa perspectiva, mas agora não. Hoje em dia o pensamento das pessoas é: ‘deixa eu ver se esse influenciador não vai escorregar’. Tudo bem que eu sou uma pessoa adulta e elaborada, então as opiniões que exponho na internet já foram pensadas antes, mas o difícil é lidar com essa pressão de imaginar se estou dando brecha para que alguém me cancele.

G: Você sente que o medo do cancelamento deixa os influenciadores mais ‘engessados’?

VC: Com certeza. Antes de postar qualquer coisa preciso pensar se determinado grupo não vai me cancelar. Um exemplo é que no ano passado trabalhei com a Karol Conká e nos tornamos colegas, nos seguimos nas redes sociais. Daí esse ano ela entrou no BBB e começou o cancelamento contra ela, que acabou respingando em mim. Então eu estou sendo cobrado de falar sobre o assunto, de deixar de seguir ela. Esse mundo do cancelamento faz com que muitos influenciadores não deem as suas opiniões verdadeiras, e nem criem o conteúdo que desejam criar. É assustador. Isso faz com que os conteúdos sejam criados a partir da narrativa do público e é muito perigoso. Nós deixamos de conhecer as pessoas de verdade para conhecer algo montado, que nem sempre condiz com a realidade.

G: Como começou a trabalhar com redes sociais e decidiu unir internet com signos?

VC: Como sou ator, comecei a entender que a internet era um espaço de trabalho interessante para explorar. Então, se antes só tinha a televisão ou o teatro para essa área, a internet virou um novo espaço, que usei para me descobrir como ator e apresentador. Mas vou confessar: sempre amei astrologia. Uma das regras básicas para quem vai começar a criar conteúdo para a internet é falar daquilo que enche os seus olhos e tem conhecimento. Foi então que decidi unir isso. Além de amar o assunto, não tinha muitas pessoas que falavam de astrologia de maneira leve e bem-humorada, eram apenas canais sérios com conteúdos técnicos. Por isso, me joguei e fico muito feliz por isso. O meu primeiro vídeo teve oito milhões de visualizações e nessa hora entendi que estava no caminho certo.

G: Você é um dos primeiros influencers a abordar astrologia, de onde veio a inspiração?

VC: Quando comecei já tinha um canal chamado ‘Inferno Astral’, que falava sobre signos de maneira engraçada, mas ainda não da forma como gostaria. E é claro que também me inspirei em outras pessoas que não falavam necessariamente sobre o tema, como a Jout Jout. Sempre quis que o meu trabalho fosse algo importante, entendo o que o humor e a astrologia podem causar nas pessoas. O humor, como sabemos, relaxa. Já a astrologia te ajuda a se conhecer e se entender. Juntei tudo isso e criei do meu jeito.

G: Quais são os prós e os contras de falar sobre astrologia na internet?

VC: Começando pelos contras, sinto que ainda existe muito preconceito com o assunto astrologia e pessoas que, por isso, me julgam como burro. Isso me estressa um pouco. Sempre me pergunto: ‘por que as pessoas acham que astrologia não é um tema importante?’ Mas, por sorte, os prós são muitos. Aprendendo e falando sobre astrologia, me tornei uma pessoa mais empática e solidária. Outro ponto positivo é o poder que a astrologia tem de fazer a gente compreender o outro. Você pode buscar esse assunto para saber mais sobre si mesmo, mas também para entender mais a sua mãe, o seu pai, os amigos, a namorada…. Tudo isso faz com que o meu trabalho faça sentido.

G: Existe um signo que pode ser considerado o melhor ou o pior do zodíaco?

VC: Isso é muito delicado. É claro que tenho as minhas opiniões pessoais e tenho ranço de aquário e de gêmeos, isso acontece. Mas eu não falo em nome da astrologia. Uma coisa que aprendi em relação a esse assunto é que signo não tem nada a ver com caráter ou com escolhas que a pessoa vai fazer da vida. Na verdade, tem a ver com a sua personalidade. Por isso, não posso falar que tem um signo pior que os outros. Existem signos que são mais difíceis de lidar para as outras pessoas. Quando falamos de Leão, ou de Áries, tem uma energia tão forte que se não souber trabalhar, pode ter problemas nas relações interpessoais. Diferente de câncer, peixes, que são mais maleáveis e conseguem se adaptar mais. Só que claro que já conheci arianos incríveis e piscianos difíceis de interagir. Não tem como julgar uma pessoa apenas pelo signo. Claro que ele determina algumas coisas, mas não tudo. Isso pode ser até contraditório com o meu trabalho, mas é importante lembrar que faço humor, e muitos vídeos não se deve levar tão a sério.

G: Falando sobre preferências do zodíaco, quais são as suas?

VC: Eu gosto muito da energia virginiana, são pessoas que sempre estão ali por você, seja para escutar ou organizar a sua vida. Mas se eu pudesse de novo em outro signo, eu adoraria ser de Sagitário. É uma energia muito otimista, pra cima.

G: Qual signo vai se dar melhor em 2021?

VC: A astrologia é um estudo muito profundo. Então quando vamos fazer determinadas previsões, elas nunca são diretas. Não é tarô. A astrologia fala sobre as energias que toda a movimentação astrológica pode trazer para determinado signo. Então, todos os signos vão ter coisas que vão precisar trabalhar e aquelas que serão mais fáceis. Esse ano está cheio da energia aquariana, por isso, signos de ar (Libra, Gêmeos, Aquário) estarão em evidência. Os signos de fogo também terão bons momentos, já que o ar alimenta o fogo. Mas é bom lembrar que a astrologia não serve quando você quer respostas, mas para buscar a evolução.

G: Qual é o melhor signo para levar em uma ilha deserta?

VC: Eu levaria alguém de sagitário. Como eles são aventureiros, com certeza só veriam positividade e curtição. É bom ter alguém alto astral do lado.

G: Se todos os signos estivem dentro da casa do Big Brother Brasil, quem ganharia? E qual não se sairia tão bem assim?

VC: Fiz um vídeo em que analisei os ganhadores do BBB de todos os anos. Sagitarianos ganham bastante o programa porque conseguem levar tudo de maneira mais leve. Nessa edição, a Juliette é sagitariana, o Lucas também (ele desistiu do BBB), e cativaram o público. Outro signo que se dá muito bem é Áries porque amam uma competição. Na teoria, capricornianos deveriam se dar bem no jogo, mas como a Karol Conká é capricórnio vamos pular essa parte da história. Cancerianos, virginianos e taurinos não tem uma energia forte para o jogo a ponto de ganhar. Resumindo, signos com energia de fogo e de ar tendem a se dar melhor com quem possui energia de água e terra.

G: Além do seu canal, Deboche Astral, você faz parte do Quebrando o Tabu. Por isso, nada mais justo do que perguntar: como quebrar os tabus do dia a dia?

VC: A primeira coisa que precisamos ter para quebrar tabus sociais é vontade. Aquela vontade de mudar o jeito de olhar, as atitudes. Eu não falo com quem não tem esse ingrediente porque se você não está com vontade de mudar, o que eu falo ou faço não vai te tocar de nenhuma maneira. Estamos em 2021 e já entendemos que se não quiser entrar em contato com determinada realidade, não entra. As redes sociais, por exemplo, são feitas de bolhas. Depois de ter vontade, é preciso diálogo e disposição. E é algo que esse BBB mostra muito. Nós temos militantes diferentes dentro da casa e dá para ver muito bem quem quer conversar sem nunca diminuir, e quem aponta o dedo. Não acredito na evolução por meio da humilhação. Para mim, essa é uma lógica cristã que trabalha com a culpa, e não acho que isso é certo. É necessário trabalhar o diálogo. Todos nós somos capazes de evoluir.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter