De uma tacada só, Shakira desembolsou mais de € 20 milhões (R$ 79,3 milhões) para quitar uma dívida com o fisco da Espanha, que em janeiro a acusou de sonegação de impostos entre os anos de 2011 e 2014. O problema é que a cantora alegou às autoridades espanholas que morava nas Bahamas e que pagou por lá mesmo suas obrigações fiscais ao longo do período, versão que caiu por terra depois de uma investigação que comprovou que a diva colombiana é residente do país europeu desde 2010, quando começou a namorar Gerard Piqué.
Vale frisar que o valor é referente apenas ao ano fiscal de 2011, sendo que os montantes referentes a 2012, 2013 e 2014 ainda estão sendo analisados pelo leão espanhol, mas provavelmente estarão na casa dos milhões de euros quando forem definidos. Ui! Também chama atenção o fato da cantora ter optado pelo caminho da negociação, ao invés de protestar na justiça os valores que lhe foram cobrados, como fizeram outros famosos.
Shakira foi uma das celebridades citadas no escândalo “Paradise Papers”, que estourou em novembro do ano passado e trouxe à tona dados secretos sobre contas bancárias e empresas mantidas em paraísos fiscais por gente renomada do mundo inteiro. Madonna, Bono e até a rainha Elizabeth II também tiveram parte de suas finanças expostas na época, embora no caso dos três não exista qualquer indício de ilegalidade até agora. (Por Anderson Antunes)
- Neste artigo:
- Bahamas,
- Espanha,
- fisco,
- multa,
- negociação,
- Paradise Papers,
- paraíso fiscal,
- Shakira,
- Sonegação de Impostos,