Publicidade
Roberto Benigni || Créditos: Getty Images
Roberto Benigni || Créditos: Getty Images

O cineasta italiano Roberto Benigni foi o escolhido para receber o Leão de Ouro pela trajetória artística na 78ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que será realizada de 1º a 11 de setembro. Aos 68 anos, o diretor, ator e roteirista ficou famoso mundialmente com o filme “A vida é Bela” (1997), que conta a história de um judeu italiano dono de uma livraria, que usa a imaginação para proteger seu filho dos horrores de um campo de concentração nazista. O longa venceu diversos prêmios, entre eles o do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes em 1998, teve sete indicações ao Oscar em 1999 e levou os prêmios de melhor filme estrangeiro e de melhor ator. “Meu coração está cheio de alegria e gratidão. É uma honra imensa receber um reconhecimento tão alto pelo meu trabalho no Festival Internacional de Cinema de Veneza” comentou Benigni sobre a homenagem.

O italiano começou a carreira no início dos anos 1970. Autor de vários filmes, entre eles “Johnny Stecchino” (1991), “O tigre e A Neve” (2005), e no ano de 2008 recebeu o César de Honra em Paris e em 2020 recebeu o “Prix Lumière” por sua história  na sétima arte. Benigni foi premiado como melhor ator coadjuvante no papel de Geppetto, por Pinóquio (2019) do diretor italiano Matteo Garrone. Por tudo isso, ele é um dos atores, diretores e roteiristas mais populares da Itália.

“Desde o começo, que aconteceu em nome de uma onda inovadora e desrespeitosa de normas e tradições, Roberto Benigni se consolidou no panorama do entretenimento italiano como uma figura de referência, sem precedentes e incomparável”, escreveu Alberto Barbera, diretor do Festival de Cinema de Veneza. “Com admirável ecletismo, sem nunca desistir de ser ele mesmo, deixou de assumir o papel do ator cômico mais extraordinário da rica galeria de intérpretes italianos para ser um diretor memorável capaz de fazer filmes de enorme impacto popular, para depois se tornar definitivamente o intérprete e divulgador mais apreciado da ‘Divina Comédia’ de Dante”, finalizou o diretor do festival.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter