Publicidade
Os melhores podcasts de 2020 / Crédito: Reprodução

Não tem como negar: 2020 foi o ano dos podcasts e muita gente preencheu momentos ociosos escutando conteúdos dos mais interessantes. Segundo uma pesquisa do Ibope, 50 milhões de brasileiros costumam ouvir podcasts, o que corresponde a cerca de 40% dos 120 milhões de internautas do país. Apenas neste ano, houve um crescimento de 67%. Com isso, a categoria podcasts não poderia faltar na nossa retrospectiva e listamos aqui nossos preferidos e também os que mais repercutiram na mídia. É importante dizer que todos eles estão disponíveis no Spotify. Confira!

Caso Evandro, de Projeto Humanos por Ivan Mizanzuk
Com 33 episódios lançados, o ‘Caso Evandro’ é um dos assuntos que Ivan Mizankuk aborda dentro do Podcast ‘Projetos Humanos’. A temporada impressiona não apenas pela forma como é contada, mas também pelo trabalho de investigação que o jornalista realizou. O Caso Evandro explora o caso do menino Evandro Ramos Caetano, de apenas 6 anos, que desapareceu em 1992, em Guaratuba, e foi encontrado morto, levantando um grande mistério .

É Nóia Minha?, por Camila Fremder
No podcast “É Nóia Minha?”, a roteirista, escritora e paranoica de plantão – como todos nós – Camila Fremder divide com seus convidados tudo o que passa por sua cabeça. Os assuntos são diversos, o que deixa os episódios ainda mais interessantes. Com certeza você vai se identificar com vários temas.

Modus Operandi, por Carol Moreira e Mabê
Esse podcast ganhou ainda mais visibilidade neste ano e faz parte da categoria ‘True Crime’. Cada episódio retrata um crime real que pode ter acontecido no Brasil ou em outros lugares do mundo. A narração das meninas deixa o assunto mais leve e todas as informações são apuradas com cuidado. Para quem gosta desse estilo, é uma ótima pedida!

Sentidos da Beleza, por Tássio Santos
Nossa indicação de podcast de beleza é especial. Criado pelo maquiador e influenciador digital Tássio Santos, o programa tem como objetivo ensinar automaquiagem para pessoas cegas, tornando esse universo muito mais acessível e ajudando a promover a autoestima dessa parcela da população.

Praia dos Ossos, da Radio Novelo
Considerado um dos melhores podcasts do ano, ‘Praia dos Ossos’ conta a história de Ângela Diniz, assassinada no dia 30 de dezembro de 1976, pelo então namorado Doca Street, em Búzios. Envolvendo duas figuras do high society, se tornou um dos escândalos policiais mais comentados do país na época. Com narração da jornalista Branca Viana, entrevistas com personagens envolvidos na história, áudios e outros recursos para reviver o mais detalhadamente possível o que aconteceu antes, durante e depois da morte de Ângela, ‘Praia dos Ossos’ remete às novelas de rádio do início do século XX, claro que com a tecnologia de hoje, trilha e efeitos sonoros, e cunho documental.

This American Life, por WBEZ Chicago
Esse é o único podcast internacional da lista e sua menção é por ser considerado o pai dos podcasts de storytelling. Apresentado por Ira Glass, os episódios são lançados semanalmente, sempre com temas diferentes que envolvem memórias, ensaios e conteúdo de ficção.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter