Publicidade
O duelo de Angela Merkel e Dila Rousseff || Créditos: Agência Brasil
O duelo de Angela Merkel e Dila Rousseff  ||  Créditos: Agência Brasil
O duelo de Angela Merkel e Dila Rousseff || Créditos: Agência Brasil

Duas mulheres poderosas vão passar os próximos dias juntas aqui no Brasil. A presidente Dilma Rousseff recebe a chanceler alemã Angela Merkel, que desembarcou no país nessa quarta para uma visita oficial. O objetivo da vinda de Merkel é a assinatura de acordos bilaterais nas áreas de comércio e investimentos, ciência, tecnologia e inovação e educação. Glamurama aproveita o encontro e fez um raio-x do estilo e da vaidade das políticas. Quem vence a batalha?

Raio-X

Batalha de estilos: Angela Merkel X Dilma Rousseff
Batalha de estilos: Angela Merkel X Dilma Rousseff  ||  Créditos: Getty Images

A relação que Angela Merkel e Dilma Rousseff mantêm com a moda se difere bastante. Se para a chanceler alemã este é um assunto nitidamente secundário, uma vez que encontrou a fórmula básica “blazer e calça social”,  para a presidenta  a afinidade com o mundo fashion é maior. Dilma não economiza nas estampas e adora saias – peça raríssima nas produções de Merkel. Os blazers de Merkel, criados pela estilista alemã Bettina Schoenbach, variam de tons básicos aos mais ousados como pink e roxo. E o seu dress code não agrada aos representantes da moda. Certa vez, Karl Lagerfeld falou sobre o estilo de uma das mulheres mais poderosas do mundo: “Calças muito longas, casacos muito apertados, cores horríveis. Tudo está errado!” Já Dilma, que no início de seu primeiro mandato elegeu looks de Alexandre Herchcovitch – relação que não vingou -, confia seu closet há mais de 20 anos nas mãos da gaúcha Luisa Stadtlander, quem fez a manga 3/4 virar praticamente uma marca registrada da presidente. Sua filha, Paula Rouseff, também é fiel escudeira da mãe no quesito fashion. Foi ela quem estabeleceu um contato da mãe com Juliana Pereira, estilista responsável pelo modelo de renda usado na cerimônia de posse do segundo mandato. Acessórios? Poucas joias e tudo bem clássico. Já Angela Merkel sempre “dá pivô” acompanhada de uma bolsa básica, como quem vai ao supermercado. Ah, e Dilma não dispensa bons óculos. Final do primeiro round.

Com que roupa eu vou?

Angela Merkel X Dilma Rousseff: preto e vermelho
Angela Merkel X Dilma Rousseff: preto e vermelho  ||  Créditos: Getty Images

A roupa oficial de Angela Merkel e Dilma Rousseff é o terninho com calça e sapato de salto baixo. O preto e o vermelho são cores frequentes no dress code de trabalho das políticas. Coincidência ou não, a calça é sempre preta e o blazer vermelho com 3 ou 4 botões, em média. Fim do segundo round!

Momento mulherzinha

Angela Merkel X Dilma Rouseff: que batom eu coloco?  ||  Créditos:
Angela Merkel X Dilma Rouseff: matte ou hidratante? || Créditos:

Dilma Rousseff é de longe mais vaidosa que Angela Merkel, pelo menos para aparecer em público. A presidente do Brasil é acompanhada por um dos cabeleireiros mais badalados do país, Celso Kamura, que também cuida das madeixas de Angélica e Grazi Massafera, por exemplo. Kamura é o responsável por toda a mudança de visual de Dilma que, em 2010, passou por um facelift que incluiu procedimentos estéticos, troca dos óculos por lentes de contato e corte de cabelo curto e moderno com luzes que clarearam os fios e a deixaram com uma aparência mais suave. A maquiagem de Dilma tem base e blush bem leves, batom e sombra em tons de marrom, lápis e máscara de cílios. Já a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, mantém a mesma aparência há anos, assim como as roupas. E nada de bisturi. O cabelo liso e loiro parece ser natural, já que mostra fios brancos. Mais? Um pó compacto, com sombra clara levemente esfumada no canto externo e batom nude. Nada mais! Ah, e Dilma ainda está mostrando boa forma, resultado de uma dieta que a fez emagrecer 15 quilos. Ah, e adora bike!

Fim do embate! E aí, glamurette, quem venceu a batalha de estilo entre Dilma e Merkel?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter