Publicidade
Izabel Goulart e suas desejadas madeixas || Créditos: Getty Images
Izabel Goulart e suas desejadas madeixas || Créditos: Getty Images
Queda de cabelo, perda de brilho e fraqueza? São reclamações que toda mulher passa pelo menos uma vez na vida. Todas tem solução e o tricologista pode ser seu melhor amigo nesta empreitada. Convocamos o Dr. Alberto Cordeiro, dermatologista e especialista em tricologia, para esclarecer. Anota aí:
Glamurama – É normal perder cabelo?
Dr. Alberto Cordeiro – Sim, a queda de cabelos é absolutamente normal: até 100 fios de cabelo por dia é uma queda dentro dos padrões da normalidade. Ela é necessária e faz parte do ciclo celular para provocar um novo ciclo de renovação do cabelo.
Glamurama – Quais as principais causas de queda?
Dr. Alberto Cordeiro – A principal causa é o eflúvio telógeno, patologia desencadeada por deficiência hormonal ou vitamínica, desequilíbrio do metabolismo, pacientes que passaram por estresse físico por conta de uma cirurgia, psicológico. Outra causa é a alopecia androgenética, que como o próprio nome sugere, é causada por motivos genéticos. Já vem determinado com as pessoas no nascimento. Nesse caso a pessoa carrega um aumento da enzima 5-alfa-redutase ou um aumento da ação dessa enzima, que faz a conversão de testosterona em dihidrotestosterona (DHT), que uma forma mais ativa de testosterona. Essa conversão acontece no couro cabeludo e a dihidrotestosterona é responsável pela atrofia do folículo piloso e da queda capilar. Além delas, podemos citar alopecias cicatriciais, alopecia fibrosante frontal, lúpus ou outra doença auto-imune, líquen plano pilar.
Glamurama – Cabelos sem brilho e fragilizados tem solução?
Dr. Alberto Cordeiro – Sim. Precisa-se apenas identificar qual a causa de ele estar fragilizado ou sem brilho. A principal causa normalmente é o uso de química ou de produtos inadequados para o seu tipo de cabelo. Nesses casos, aconselha-se o espaçamento de químicas ou usar químicas mais suaves, preferir tonalizante a tinturas, de forma alguma fazer alisamento a base de formol e também espaçar o máximo que conseguir luzes ou outro procedimento químico. Investir em alimentação adequada, bom sono, avaliação hormonal e correção de deficiências hormonais, hidratar a fibra capilar uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Glamurama – Dietas vegetarianas/veganas sofrem mais com a perda de cabelo? Como solucionar?
Dr. Alberto Cordeiro – Sim, ela é uma dieta geralmente pobre em proteína e a proteína é muito abundante no cabelo: cerca de 80/ 85% do cabelo é composto por ela. Se você faz uma dieta muito restrita de proteína você acaba tendo mais queda de cabelo. Eu indico para essa paciente a suplementação com whey protein vegano de cacau, alcachofra ou açaí para contornar esse problema.
Glamurama – Vegetarianos/veganos tem a pele mais flácida?
Sim, da mesma forma vegetarianos e veganos têm a pele mais flácida por que não comem uma quantidade suficiente de colágeno que faça com que essa pele fique mais firme.
Glamurama – É possível repor nutrientes essenciais para cabelo/unha apenas com alimentação?
Dr. Alberto Cordeiro – Sim, é possível repor os nutrientes através da alimentação para o cabelo e para unha, mas apenas com ela às vezes não é o suficiente. É necessário aplicar uma máscara hidratante, um banho de aminoácidos, um banho de proteína para poder repor esses nutrientes de fora para dentro. Não só a alimentação, que é um processo de dentro para forma, mas o cabelo e a unha por serem muito espessos, requerem esse cuidado externo.
Glamurama – O colágeno em pó é uma solução?
Dr. Alberto Cordeiro – O colágeno em pó não tem resultado algum no cabelo. Ele é um tipo de proteína, mas ele não tem todas as substâncias necessárias para combater a queda. Você tem que fazer suplementação proteica.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter