Publicidade
O príncipe Charles
O príncipe Charles || Créditos: Reprodução
O príncipe Charles
O príncipe Charles || Créditos: Reprodução

O filho mais velho da rainha Elizabeth II e primeiro na linha de sucessão ao trono britânico completa, nesse sábado, 72 anos. Nos holofotes desde o nascimento, a vida de Charles Philip Arthur George foi pontuada por polêmicas, a maior delas envolvendo o casamento com a princesa Diana, que lhe rendeu, nos anos 1990, o título de um dos homens mais odiados do planeta.

A história completa do divórcio nunca foi revelada em detalhes pelo próprio Charles e nem pela família real, o que faz com que até hoje, mais de duas décadas após o término da relação, o enredo do que aconteceu nos bastidores do Palácio de Buckingham ainda seja pontuado por especulações.

Não por acaso, a próxima temporada de “The Crown” – a série da Netflix sobre a primeira metade do reinado da mãe dele, que estreia nesse domingo – abordará principalmente o furacão que foi a entrada de Lady Di na realeza, que foi mudada para sempre pela eterna princesa do povo.

Glamurama aproveita a ocasião para relembrar alguns dos momentos mais marcantes da relação de Diana e Charles, possivelmente a mais complexa da história de todas as monarquias. Continua lendo…

Charles e Diana em seu primeiro ano juntos
Charles e Diana em seu primeiro ano juntos || Créditos: Reprodução

Namoro com a irmã de Diana

Sarah Spencer, irmã mais velha de Diana, teria tido um breve romance com Charles. Na época, Sarah tinha 19 anos e Diana, apenas 16. Foi Lord Mountbatten, um parente bastante próximo dos Windsors e grande confidente de Charles, que o convenceu a escolher Diana por ela ser mais jovem e ter uma aparência tímida, o que poderia sugerir ao público que ela “seria uma esposa mais submissa ao marido”.

Por pouco o casamento real não aconteceu
Por pouco o casamento real não aconteceu || Créditos: Reprodução

Pânico antes da subida ao altar

No livro “The Heart of a King”, a jornalista Catherine Mayer revela que Charles sempre teve dúvidas sobre o casamento com Diana e que pensou em desistir de tudo no dia anterior às bodas. Ele teria confidenciado ao grande amigo Jimmy Savile – uma das fontes de Catherine – que sabia que o casamento estava destinado ao fracasso. Na véspera da cerimônia que parou o mundo, o “royal” teria inclusive tido uma longa conversa com os pais, a rainha Elizabeth e o príncipe Philip, sobre suas dúvidas.

Charles e Camilla nunca se separaram
Charles e Camilla nunca se separaram || Créditos: Reprodução

Camilla, o amor de uma vida

A atual esposa do Charles, e pivô do fim do casamento dele com Diana, apareceu na vida do príncipe ainda nos anos 1970, quando eles se conheceram em uma partida de polo. Os dois imediatamente começaram a flertar, mas Camilla Parker-Bowles, quase dois anos mais velha, achou que jamais seria aceita por Elizabeth II para o papel de rainha consorte que a aguardaria, e por isso se casou com outro homem. O romance, no entanto, nunca teria acabado. Os dois continuaram se encontrando às escondidas pelos próximos 30 anos, até se casarem, em 2005.

O casamento dos dois era praticamente uma guerra
O casamento dos dois era praticamente uma guerra || Créditos: Reprodução

Esperando o confronto com Diana

Diana sabia do namoro de Charles com Camilla, mas acreditava que o romance tinha esfriado. Suspeitas de que algo ainda poderia estar rolando apareceram nas semanas anteriores ao casamento real, quando Diana encontrou no escritório de um dos assistentes do então futuro marido uma caixa que deveria ser enviada para a rival. Dentro, um bracelete com as letras G e F, iniciais de Gladys e Fred, apelidos que Camilla e Charles davam um ao outro. Charles soube que Diana tinha encontrado o pacote, mas decidiu esperar que a futura esposa o confrontasse a respeito. Anos mais tarde, em entrevista ao escritor e biógrafo Charles Morton, Diana disse que era imatura demais para perceber os sinais que apareciam na frente dela e que indicavam que “a outra” era mais presente na vida do marido do que ela imaginava.

Diana teria adoecido por causa do ex
Diana teria adoecido por causa do ex || Créditos: Reprodução

Catalisador dos distúrbios alimentares de Diana

No livro “Prince Charles: The Passions and Paradoxes of an Improbable Life”, a biógrafa Sally Bedell Smith revela que Charles soube ainda na lua de mel que Diana sofria de bulimia. O distúrbio alimentar teria iniciado na época do noivado dos dois, quando Charles, várias vezes, fazia piadas sobre a futura esposa estar “rechonchuda”.

Charles com os filhos, William e Harry, no funeral de Diana
Charles com os filhos, William e Harry, no funeral de Diana || Créditos: Reprodução

Sem remorso pela morte de Diana

Após o acidente de carro que matou Diana, em 1994, Charles foi criticado pelo público e pela imprensa por não ter aparentado estar sofrendo pela perda da ex-mulher. Biografias sobre Diana revelam que os próprios filhos do casal cobraram o pai sobre o assunto. Mas outros relatos dão conta de que foi Charles quem pressionou a família real a tratar a morte de Diana como se ainda estivessem casados. Por causa dele é que a rainha Elizabeth II teria ido à televisão fazer um pronunciamento lamentando o acidente e a perda da ex-nora.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter