Publicidade
Movimento 90º traz vida às grandes metrópoles
Movimento 90º traz vida às grandes metrópoles || Créditos: Divulgação
Movimento 90º traz vida às grandes metrópoles || Créditos: Divulgação
Movimento 90º traz vida às grandes metrópoles || Créditos: Thiago Giacobelli/ Felipe Gabriel/Divulgação

Conhece a Movimento 90º, glamurette? Com foco no impacto sócio-ambiental, é uma empresa que tenta sanar o déficit de áreas verdes em grandes metrópoles através da implementação de jardins verticais. Em São Paulo, a empresa lidera a criação do primeiro corredor verde do mundo, que será erguido no Minhocão, área que está passando por uma completa revitalização e, com o projeto, ganha mais de 8 mil m² de área verde. Além do Minhocão, são mais 50 projetos assinados por eles em São Paulo, desde jardins menores em ambientes privados ao Edifício Santa Filomena na região central da cidade.

“A paisagem de São Paulo é formada pela forte presença de prédios e empenas cegas [parede lateral sem janela ou ventilação]. A técnica consolidada de jardins verticais permite que cada parede se torne um parque público. Esses projetos podem ser suporte para o trabalho de artistas. Ou seja, além de melhorar a condição ambiental, também trazemos um importante elemento cultural: cada jardim de escala urbana é sempre pensado por um artista contemporâneo.”, explica o paisagista e idealizador do Movimento, Guil Blanche.

Com o apoio do Movimento 90º, a Prefeitura de São Paulo sancionou uma emenda ao Decreto Nº 55.994, em março de 2015, sobre o Termo de Compromisso Ambiental (TCA), que entende jardins verticais como nova ferramenta de compensação ambiental. A partir de então, iniciou-se a construção do primeiro corredor verde do mundo. O projeto da região do Minhocão foi financiado integralmente por compensações ambientais e serve como piloto para provar a capacidade de transformação que um corredor verde pode promover em vias arteriais de grandes metrópoles. Boa!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter