Publicidade

Etapa inesquecível no Circuito internacional de Losail, no Oriente Médio 

 O final de semana começou com o Shootout da Sprint, a classificação que definiu o grid de largada da corrida de 102.7 km. Com a pole position de Oscar Piastri da McLaren, a corrida prometia ser bastante agitada, principalmente pelo fato de que as chances de Verstappen ser campeão mundial eram bem altas. Apenas três pontos eram necessários para o atual campeão da F1 se consagrar tricampeão mundial da categoria.

 

Verstappen Tricampeão Mundial de Fórmula 1 

E ele conseguiu. Agora tricampeão mundial, continua como atual campeão da F1, a principal categoria automobilística do mundo. Mas esse não foi o único feito do dia.

Oscar Piastri, o mais novo rookie (novato)  da categoria entregou tudo o que podia e muito mais do que a McLaren estava esperando, com pole, ultrapassagens e o principal, uma vitória. 

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

 

Piastri x Russell 

Já na primeira volta Piastri demonstrou frieza e fez uma boa largada, depois acabou sendo ultrapassado pelo George Russell da Mercedes, que mais pro fim da corrida teve um desgaste de pneus e sofreu um ataque digno de um campeão, como Oscar Piastri, que recuperou a liderança e por lá permaneceu. 

 

A corrida foi tomada por muita ação, ultrapassagem e até mesmo abandonos, primeiro de Liam Lawson, depois Logan Sargeant e uma colisão entre Sergio Perez e Esteban Ocon que acabaram fazendo um sanduíche do piloto da Haas, Nico Hulkenberg. Nesse momento Verstappen suspirou aliviado e viu seu título garantido, sem seu companheiro de equipe na pista.  

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)

 

É como reviver uma memória e pensar em toda a sua trajetória na categoria, tudo o que ele foi capaz de conquistar com apenas 26 anos de idade. Com seis corridas de antecedência e um ano totalmente dominado por ele, seus rivais não tiveram chance. Não é atoa que o jovem prodígio já é tricampeão mundial de F1, um feito que não é para qualquer um, na categoria mais disputada e que possui apenas os melhores pilotos do mundo.  

 

McLaren e Red Bull brilhando 

O que não faltou nessa corrida foram ultrapassagens, foi aliás, a corrida Sprint que mais teve ultrapassagens na F1. O próprio Norris talvez tenha sido o piloto que mais contribuiu com isso. Insaciável, o britânico ultrapassou Leclerc, Sainz e até mesmo Russell, por fora na última volta, para fechar com chave de ouro e conseguir terminar na terceira colocação. Bingo! Um dia inesquecível para a McLaren, e para a Red Bull também comemorou o título de Verstappen com a maior alegria e orgulho.  

 

Perrengues na pista 

Na verdade os perrengues começaram ontem mesmo, pouco depois da classificação que definiu o grid da corrida de amanhã, que tem a largada definida para as 14h, horário de Brasilia. O problema foi que com as novas zebras os danos causados nos pneus foram totalmente inesperados, e com isso os limites de pista tiveram de ser revisados, das curvas 12 e 13. 

Com esse imprevisto os pilotos tiveram uma sessão rápida de 10 minutos, pouco antes do Shootout para se familiarizarem com as mudanças e entenderem a pista da melhor forma possível, já que esse é um final de semana mais curto com apenas um treino livre, que já havia acontecido na própria sexta-feira.   

Vários pneus usados no treino e classificação foram analisados e encontrados com danos, uma separação lateral causada justamente pela alta frequência de movimento quando os pilotos passavam pelas zebras, juntamente da FIA e Pirelli resolveu optar por uma mudança, para um melhor aproveitamento do Grande Prêmio e das duas corridas do final de semana. 

Com isso, a decisão tomada foi mover a linha branca para dentro em 80cm. Evitando assim, esse impacto direto dos pneus pois os carros não atacariam uma zebra mais longe. Mas o curioso é que esse problema só foi detectado porque houve um corte nos pneus, já que é algo muito microscópico. 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Estilistas

Estilistas

A moda brasileira é um caldeirão de influências culturais, cores vibrantes e uma energia única que reflete a...

Instagram

Twitter