Publicidade
HOLLYWOOD, CALIFORNIA – FEBRUARY 09: ‘Parasite’ cast and crew such as Cho Yeo-jeong, Park So-dam, Choi Woo-shik, Kang-Ho Song,Yang Jin-mo, Jin Won Han, Kwak Sin-ae, Ha-jun Lee, Yang-kwon Moon, Kang-ho Song, Yeo-jeong Jo, Bong Joon-ho, and Sun-kyun Lee accept the Best Picture award onstage during the 92nd Annual Academy Awards at Dolby Theatre on February 09, 2020 in Hollywood, California. (Photo by Kevin Winter/Getty Images)
‘Parasita’ é o grande vencedor da noite / Crédito: Getty

O Oscar, prêmio mais importante do cinema, chegou à sua 92ª edição com momentos inesquecíveis, nesse domingo. O jurados deram estatuetas de Melhor Ator/Atriz, para Joaquin Phoenix por “Coringa”, e Renée Zellweger por “Judy: Muito Além do Arco-Íris”. Além disso, outros importantes prêmios foram Brad Pitt e Laura Dern, que levaram o Oscar como coadjuvantes. Até aí, tudo como o esperado.

Mas a Academia, conhecida por nunca ter dado o prêmio principal de Melhor Filme para uma produção estrangeira, surpreendeu ao entregar essa estatueta para o sul-coreano “Parasita”, dirigido por Bong Joon-ho. O sucesso do longa começou em 2019, quando levou para casa a ‘Palma de Ouro’ do Festival de Cannes. ‘Parasita’ também garantiu o ‘Globo de Ouro’ de melhor filme estrangeiro, de melhor elenco no ‘SAG Awards’, e de melhor roteiro e melhor filme em língua não inglesa no ‘Bafta’.

Mas, mesmo já consagrado pelos críticos, o público não esperava que o grande momento da noite fosse da produção coreana, que já havia vencido nas categorias: Melhor Roteiro Original, Melhor Diretor e Melhor Filme Internacional. No prêmio principal, o filme sul-coreano desbancou filmes produzidos e dirigidos por nomes como Quentin Tarantino (Era uma vez em…Holywood) e Matin Scorcese (O Irlandês), grandes queridinhos do Oscar.

E por qual motivo essa vitória se tornou tão importante para o mundo do cinema? Com a consagração, “Parasita” abre as portas para que longas de diversos países sejam vistos com a mesma importância de produções estadunidenses. Apesar do Oscar possuir uma categoria destinada aos filmes estrangeiros, em que produções de todos os cantos do mundo disputam a estatueta, esses nunca tiveram a oportunidade de concorrer de outras formas ao Oscar.

Vale lembrar que o Brasil já esteve na premiação com filmes como “Cidade de Deus”, “O Menino e o Mundo” e, neste ano, o documentário “Democracia em Vertigem”, que perdeu a disputa para “American Factory.” Que venham esses novos tempos e que eles sejam mais democráticos.

A seguir, confira a reação da internet sobre a vitória de Bong Joon-ho.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter