Publicidade
Casa de Cultura Jorge Amado – Ilhéus, Bahia

Para comemorar o Dia Nacional do Livro, celebrado nesta terça-feira, e para inspirar leitores a viajarem, não só em suas histórias favoritas, mas também na vida real, preparamos, com ajuda do Skyscanner, uma lista com 10 casas de escritores famosos que foram transformadas em pontos turísticos, no Brasil e no exterior. Segue a trilha!

Casa Museu Cora Coralina – Cidade de Goiás, Goiás

Casa Museu Cora Coralina – Cidade de Goiás, Goiás || Créditos: Divulgação

Uma das maiores escritoras brasileiras, Cora Coralina se destacou pela força e beleza de sua poesia. A casa onde viveu, que hoje é um museu, aparece na obra ‘Estórias da Casa Velha da Ponte’ e também é tema constante em seus poemas, assim como elementos folclóricos da região onde foi criada.

Casa de Guimarães Rosa – Cordisburgo, Minas Gerais

Casa de Guimarães Rosa – Cordisburgo, Minas Gerais || Créditos: Divulgação

Diplomata, contista, novelista e médico, Guimarães Rosa é um dos maiores nomes da nossa literatura, e a casa onde ele nasceu é hoje um museu e importante ponto turístico na região de Cordisburgo, em Minas Gerais — que faz parte da rota de quem vai visitar a Gruta do Maquiné.

Casa de Cultura Jorge Amado – Ilhéus, Bahia

Casa de Cultura Jorge Amado – Ilhéus, Bahia || Créditos: Divulgação

Na Bahia há diversos lugares que os fãs de Jorge Amado podem visitar. Em Ilhéus, está uma de suas casas que foi transformada em espaço cultural. O antigo palacete onde o autor de “Gabriela, Cravo e Canela” viveu foi restaurado e exibe objetos pessoais do escritor, bem como promove uma programação voltada à arte literária no centro de Ilhéus.

Casa de José de Alencar – Fortaleza, Ceará

Casa de José de Alencar – Fortaleza, Ceará || Créditos: Divulgação

A Casa de José Alencar é uma ótima opção de passeio para quem está buscando o que fazer em Fortaleza, além das praias. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural na década de 1960, a pequena casa que viu nascer o escritor foi restaurada, e o sítio que a cerca conta com diferentes espaços onde são realizadas exposições e as mais variadas atividades.

Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Casa de Cultura Mário Quintana – Porto Alegre, Rio Grande do Sul || Créditos: Divulgação

Na verdade, o edifício onde hoje é a Casa de Cultura Mário Quintana, outrora foi o famoso Hotel Majestic, no qual Mário Quintana morou durante anos. Restaurado recentemente, o inconfundível prédio rosa na rua dos Andradas usa seu espaço para homenagear grandes nomes da cultura do Rio Grande do Sul e conta com uma réplica do quarto onde ele viveu, com objetos pessoais e cartas do escritor, e uma galeria especial com acervo todo dedicado a Elis Regina.

Greenway House, a Casa de Agatha Christie – Devon, Inglaterra

Greenway House, a Casa de Agatha Christie – Devon, Inglaterra || Créditos: Divulgação

Já pensou visitar a casa onde a maior escritora de suspense de todos os tempos passava suas férias de verão com a família, na década de 1950? Pois isso é possível em Devon, cidade que fica a 260 km de Londres. Ali se pode conhecer a biblioteca particular de Agatha Christie, além de entender melhor a história da escritora, graças a eventos organizados pelo espaço cultural.

Casa Fernando Pessoa – Lisboa, Portugal

Casa Fernando Pessoa – Lisboa, Portugal || Créditos: Divulgação

Nessa espécie de museu, são exibidos objetos pessoais do escritor e são realizados os mais variados eventos, como oficinas, exposições e leitura dramática. É o lugar perfeito para quem ama literatura e o grande poeta português.

Casa Museu Hemingway – Havana, Cuba

Casa Museu Hemingway – Havana, Cuba || Créditos: Divulgação

Ernest Hemingway foi um escritor norte-americano que entrou para o rol de grandes nomes da literatura graças a clássicos como “O Velho e o Mar” e “Adeus às Armas”. A casa onde morou de 1939 a 1960 com sua família, em um bairro de Havana, hoje é museu com diferentes exposições e atividades. Fica em San Francisco de Paula, a 20 minutos de carro do centro da capital cubana.

Casa Miguel de Cervantes – Valladolid, Espanha

Casa Miguel de Cervantes – Valladolid, Espanha || Créditos: Divulgação

O edifício que abriga o Museu Miguel de Cervantes, na verdade, é uma reconstrução de apenas uma das casas onde teria vivido o escritor espanhol. O autor do clássico “Dom Quixote” viveu ali durante três anos, e hoje o espaço recebe apaixonados por literatura de todas as partes do mundo. O museu fica no centro de Valladolid, entre as ruas Miguel Íscar e Perú.

La Sebastiana, Casa de Pablo Neruda – Valparaíso, Chile

La Sebastiana, Casa de Pablo Neruda – Valparaíso, Chile || Créditos: Divulgação

Quem viaja para o Chile com a intenção de enriquecer sua bagagem cultural deve visitar uma das casas de Pablo Neruda. A de Valparaíso, chamada La Sebastiana, exibe objetos pessoais do escritor e é o espaço perfeito para quem quer entender melhor a intimidade do poeta, que passou seu último Réveillon aqui, em 1973.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter