Publicidade
trancosoo02mksl
Cesar Camargo Mariano e a trupe da Jam Session recbem os aplausos e Svetlana Shilova no papo com o Glamurama || Créditos: Divulgação

Noite das mais originais no Música em Trancoso nessa quinta. É a Jam Session de Cesar Camargo Mariano, uma tradição já no festival, quando ele convida músicos eruditos e sua banda de jazz para tocarem MPB. Os homenageados desta edição foram Ary Barroso e Noel Rosa. Os virtuoses eruditos ficaram em polvorosa com o momento de pura descontração, quando puderam improvisar em solos incríveis, como os de violino de Lorenz Nasturica-Herschowici para “Feitiço da Vila” e de Rüdiger Liebermann, que tocou com o filho Adrian, saxofonista, “Palpite Infeliz”. A plateia veio abaixo no final, acompanhando com palmas “Até Amanhã”, que ganhou ares de fanfarra.

Depois do espetáculo, Glamurama teve uma conversa com a mezzo soprano russa Svetlana Shilova, integrante do Teatro Bolshoi de Moscou. Pela primeira vez no Brasil, ela se apresenta na noite de ópera do festival nesta sexta e já pensa em voltar: “Nas minhas férias em agosto!”. Se adaptando ao fuso horário com diferença de seis horas e ao voo de 20 horas até aqui, ela ainda tem que se acostumar com o clima, “aqui é verão, em Moscou é primavera, mas se parece mesmo com inverno (risos). Tenho acordado às cinco horas da manhã”. Quanto aos cuidados com a voz ela brinca: “Não posso tomar champagne antes do concerto, mas depois eu posso!”. Svetlana ajudou a compor o repertório da noite, “um programa muito interessante para uma mezzo soprano como eu: Carmen, Tancredi, La Favorita…”. Ela divide o palco nesta sexta com outra mezzo soprano brasileira, Josy Santos, cria do programa de bolsas do Mozarteum Brasileiro. Perguntada sobre do que gosta na música brasileira, Svetlana é rápida: “Villa Lobos, eu adoro este compositor, é fantástico, já cantei muito, para uma mezzo soprano tem peças muito interessantes”. Teremos Villa Lobos esta noite? “Não, infelizmente”. Aí uma razão para que ela volte ao festival!

Por Verrô Campos

Siga a seta e confira quem foi conferir o Musica em Trancoso nessa quinta.

[galeria]2377181[/galeria]

Instagram

Twitter