Publicidade
Cheesecake: como não amar? || Créditos: Divulgação
Cheesecake: como não amar? || Créditos: Divulgação
Cheesecake: como não amar? || Créditos: Divulgação

Nesta quinta-feira é comemorado mundialmente o Dia do Cheesecake, famoso “bolo de queijo” com coberturas irresistíveis. Para comemorar, nada melhor do que uma fatia especialíssima do tradicional NY Cheesecake, o original! Para ajudar, separamos 7 dicas para um cheesecake perfeito, além de uma receita da delícia, tudo com quem entende do assunto, a Philadelphia. Às dicas!

1. Qualidade dos ingredientes. A primeira dica é a principal. Não adianta esperar que a receita fique deliciosa se não usar os melhores ingredientes. Isso vale para tudo, mas principalmente para o cream cheese, já que ele é o ingrediente principal de qualquer cheesecake. Então vamos de cream cheese Philadelphia, claro!

2. Não bata demais! Um dos piores inimigos do cheesecake é o ar. Por isso, durante o preparo, o único momento em que é permitido bater muito é quando estiver homogeneizando o cream cheese Philadelphia, sozinho. Após essa etapa e quando for acrescentando os demais ingredientes (principalmente os ovos), é importante bater apenas o necessário, assim agrega-se o mínimo possível de ar na mistura.

3. Atenção ao preparo: Para que a mistura fique perfeitamente homogênea é preciso, enquanto bate, dar uma limpada com uma espátula de silicone nas laterais da tigela da batedeira de tempos em tempos para evitar que fique cream cheese Philadelphia colado lá sem se misturar aos demais ingredientes. Isso é normal acontecer devido à sua textura mais firme, mas é só ficar atento!

4. Temperatura: Outro grande segredo para que o cheesecake fique com a textura perfeita é a temperatura dos ingredientes. Todos devem estar em temperatura ambiente, por isso, deixe o Philadelphia e os ovos fora da geladeira por 1 hora. Agora, se não há tempo de esperar, dê uma aquecida rápida no Philadelphia no micro-ondas.

5. Paciência: Para que o cheesecake fique lisinho, sem rachaduras e pontos mais dourados do que outros, é preciso ter paciência enquanto ele assa. O forno tem que estar sempre em temperatura baixa e, dependendo do tamanho do cheesecake, pode demorar de 1 a até 3 horas assando.

6. Banho-maria: Também relacionado ao cozimento, assar o cheesecake em banho-maria faz toda a diferença, assim ele cozinha lentamente. Já que na grande maioria das vezes a forma utilizada é de fundo removível, é bastante importante que a assadeira seja forrada com papel alumínio, para que a água do banho-maria não penetre na massa enquanto assa.

7. Hora de esfriar: Após o cheesecake estar assado, mantenha-o resfriando fora do forno por pelo menos 1 hora antes de levar à geladeira. A dica aqui é mantê-lo sobre uma grade (pode ser a grade do fogão), assim ele resfria por inteiro (diferente de deixá-lo esfriando sobre a pedra da pia ou a mesa da cozinha, que acaba abafando a superfície inferior) e não se corre o risco do cheesecake rachar nessa etapa.

Anotou tudo, glamurette? Agora anote aí a receita do tradicionalíssimo – e igualmente delicioso – NY Cheesecake. Mão na massa!

O tradicional NY Cheesecake || Créditos: Divulgação
O tradicional NY Cheesecake || Créditos: Divulgação

PARA A BASE

Ingredientes
150 g de biscoito maisena
50 g de nozes
100 g de manteiga sem sal derretida
1 colher de chá de canela (opcional)
Modo de Preparo
Triture os biscoitos com as nozes no liquidificador ou processador. Misture com a manteiga derretida e a canela até formar uma farofinha. Espalhe essa mistura em uma forma de fundo removível, pressione bem na base e faça subir uma camada de dois dedos de altura nas laterais. Pré-aqueça o forno a 180ºC e asse essa base por 10 minutos. Reserve.

PARA O RECHEIO

Ingredientes
1,2 kg de cream cheese Philadelphia
2 xícaras de açúcar refinado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de essência de baunilha
6 ovos
Modo de Preparo
Em primeiro lugar, bata bastante o cream cheese Philadelphia sozinho na batedeira até ficar bem homogêneo e cremoso. Diminua a velocidade e adicione o açúcar e a farinha de trigo. Bata apenas até incorporar. Por fim, adicione a baunilha e os ovos, um a um, batendo apenas o suficiente para misturar. Despeje essa mistura na base pré-assada e leve novamente ao forno, em banho maria, fogo baixo, por aproximadamente 1h30 – 2h (varia muito de forno para forno). Leve para gelar por pelo menos 6 horas antes de servir.

PARA A COBERTURA

Ingredientes
300 g de geleia de frutas vermelhas (ou outro sabor de sua preferência)
Frutas vermelhas para decorar (morango, framboesa, cereja, mirtilo, amora, etc)
Modo de Preparo
Espalhe a geleia sobre o cheesecake já frio e decore com as frutas vermelhas de sua preferência. Agora é só provar!

+ Confira essa e outras receitas em www.philadelphia.com.br.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 2 de Maio

Dia 2 de Maio

As notícias de hoje não são animadoras. A França está enfrentando um período de caos em várias frentes,...

Instagram

Twitter