Publicidade
Lilian Lemmertz. Christiane Torloni, Vera Fisher e Regina Duarte já foram ‘Helenas’ de Manoel Carlos / Crédito: Globo

Manoel Carlos faz 88 anos neste domingo e quem acompanha a carreira do autor sabe que uma de suas características mais marcantes são suas personagens femininas, todas batizadas Helena e com personalidades fortes. Em 2014, estreava na TV a novela ‘Em Família’, com a última Helena de Manoel Carlos, interpretada por Júlia Lemmertz. Antes disso, porém, vieram muitas outras. Em homenagem a essa data querida do grande dramaturgo, relembre as Helenas criadas por ele.

Baila Comigo (1981) – Lilian Lemmertz

Lilian Lemmertz, em “Baila Comigo” / Crédito: Globo

A primeira de todas foi a Helena de Lilian Lemmertz, em “Baila Comigo”. A atriz deu vida à uma dona de casa assombrada pelo segredo de ter separado os filhos gêmeos. Quinzinho e João Victor (ambos interpretados por Tony Ramos) são gêmeos idênticos que não sabem da existência um do outro. João Victor foi criado pelo pai, Joaquim Gama (Raul Cortez), e Quinzinho ficou com a mãe, Helena.

Felicidade (1991) – Maitê Proença

Maitê Proença em Felicidade, de 1991 / Crédito: Globo

Maitê Proença foi a segunda Helena, mais conhecida pelo apelido de Leninha. A personagem conquistou o público em “Felicidade”, com seu jeitinho doce e meigo. Durante um jogo do Brasil para o Mundial de Futebol, o carioca Álvaro (Tony Ramos) conhece Helena, a moça mais bonita da fictícia Vila Feliz, e ambos apaixonam-se. No entanto, ela acaba casando com Mário (Herson Capri), um engenheiro agrônomo que chega à cidade para instalar uma escola agrícola.

História de Amor (1995) – Regina Duarte

Regina Duarte foi Helena em três novelas / Crédito: Globo

Uma das atrizes mais queridas do autor, Regina Duarte foi Helena em três tramas diferentes. A primeira foi em ‘História de Amor’. A personagem formou um quadrilátero amoroso com Carlos Alberto (José Mayer), Paula (Carolina Ferraz) e Sheila (Lilia Cabral).

Por Amor (1997) – Regina Duarte

Regina em “Por Amor” / Crédito: Globo

Dois anos depois, Regina engatou outra Helena, dessa vez em “Por Amor”. A personagem mostrou o amor incondicional pela filha, Eduarda (Gabriela Duarte). Mãe e filha engravidam na mesma época e vão para a maternidade juntas. Eduarda perde o útero no parto e dá à luz um bebê doente, que morre logo em seguida. Helena, por sua vez, dá à luz uma criança saudável e fica sabendo da tragédia da filha. Em um momento de desespero, diante da fragilidade de Eduarda e penalizada com o fato da filha nunca mais poder engravidar, Helena implora para que César (Marcelo Serrado) troque as crianças.

Laços de Família (2000) – Vera Fischer

Vera Fisher em “Laços de Família”, de 2000 / Crédito: Globo

A Helena de Vera Fischer abriu mão de uma paixão pela filha, Camila (Carol Dieckmann), em “Laços de Família”. A personagem, uma empresária de 45 anos, se envolve em um acidente de carro com Edu, um médico de 25. Após várias brigas, os dois se entregam a um amor polêmico. Porém, o romance passa por diversos obstáculos, incluindo Camila, a filha de Helena.

Mulheres Apaixonadas (2002) – Christiane Torloni

Christiane Torloni em ‘Mulheres Apaixonadas’ / Crédito: Globo

Christiane Torloni foi a sexta Helena de Manoel Carlos em “Mulheres Apaixonadas”. Na trama, a personagem decidiu separar do marido, Téo (Tony Ramos), após 15 anos de casamento para viver uma nova paixão.

Páginas da Vida (2006) – Regina Duarte

Regina Duarte em “Paginas da Vida” / Crédito: Globo

A terceira Helena de Regina Duarte foi em “Páginas da Vida”. A personagem decidiu adotar Clara, portadora de Síndrome de Down, após a mãe dela, Nanda (Fernanda Vasconcellos), morrer no parto.

Viver a Vida (2009) – Taís Araújo

Taís Araújo em “Viver a Vida” / Crédito: Globo

A penúltima Helena foi a de Taís Araújo de “Viver a Vida”. A trama central gira em torno de Helena (Taís Araújo), top model de renome internacional que, no auge da carreira, por volta dos 30 anos, decide largar a profissão para se casar com o sedutor Marcos (José Mayer), empresário do ramo hoteleiro, por quem se apaixona perdidamente.

Em Família (2014) – Julia Lemmertz

Julia encerrou o ciclo de personagens chamadas Helena / Crédito: Globo

Julia Lemmertz encerrou o ciclo iniciado pela mãe, Lilian, e foi a última Helena de Manoel Carlos. “Em Família” mostra a paixão dos primos Helena e Laerte (Gabriel Braga Nunes) desde a infância. Duas vidas unidas pelos mais fortes laços, o amor e a família, e também marcadas por sentimentos de ciúme, culpa e inveja.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter