Publicidade

CONTADOR DE HISTÓRIAS

O escritor britânico de origem indiana Salman Rushdie vem ao Brasil para participar da Festa Literária Internacional de Paraty, de 04 a 08 de agosto, e lançar “Luka e o Fogo da Vida”, seu livro mais recente pela Companhia das Letras. Ou vice-versa: ele vem para o lançamento mundial da obra e aproveita para participar da mesa “Em Nome do Filho”, na Flip, na qual será entrevistado por Silio Boccanera, na sexta, 06, às 19h30. Esta será a segunda participação de Rushdie na Festa Literária, a outra foi em 2005, época em que “Shalimar, o Equilibrista” foi publicado.

Em “Luka e o Fogo da Vida”, o escritor retoma os protagonistas do livro “Haroun e o Mar de Histórias” (1990): Rashid Khalifa, famoso contador de histórias, cuja imaginação prodigiosa o faz viver entre o mundo real e o mundo da fantasia; Soraya, sua mulher; e os dois filhos, Haroun e Luka.

Agora, Luka tem doze anos e sonha em seguir os passos do pai e do irmão mais velho, que já se aventuraram pelo mundo da magia, e, sem querer, roga uma maldição contra um circo que visita a cidade, cujos animais são maltratados pelo dono, o Capitão Aag. O circo é destruído por um incêndio e, por isso, o Capitão se vinga, enfeitiçando o pai de Luka e fazendo-o cair num sono profundo, que acabará por matá-lo se a magia não for quebrada. O garoto, então, descobre que tem que roubar o Fogo da Vida do topo da Montanha do Conhecimento como única maneira de salvar o pai.

Ao longo do livro uma variedade de mitologias se sucede e aparecem deuses gregos, romanos, astecas, hindus e nórdicos, além de haver alusão ao que se poderia chamar de universo mitológico moderno, como os filmes de Walt Disney, a trilogia “De Volta para o Futuro” e o romance “Um Ianque na Corte do Rei Artur”, de Mark Twain.

A divulgação da Flip promete que, apesar de “Luka e o Fogo da Vida” ser uma fábula para jovens, Rushdie – cujo livro “Os Versos Satânicos” (1988) valeu-lhe o Whitbread Prize e uma sentença de morte, promulgada pelo aiatolá Khomeini – não vai falar apenas da nova obra, mas inclusive de “sua condição de autor-síntese da literatura multicultural e de sua visão sobre temas políticos contemporâneos”.

 Rushdie lança fábula para jovens na Flip, mas deve falar de política

AGENDA DA VILA –  12 a 18/7

LV FRADIQUE

14/7 – Quarta –
Curso: Repensando Carreiras Através de Histórias de Vida, com Elaine Schevz. Até a 26/7, segundas e quartas, das 19h às 21h30. Valor: R$ 380, com vale-livro de R$35.

LV LORENA

13/7 – Terça –
Lançamento do livro: “O Valor das Florestas”, de Marco Antonio Fujihara, Roberto Cavalcanti, Andre Guimarães e Rubens Garlipp. Das 19h às 22h. Auditório

14/7 – Quarta –
Lançamento do livro: “A Pílula do Amor”, de Drica Pinotti. Das 19h às 22h. Piso superior.

17/7 – Sábado –
Lançamento do livro: “A Casa dos Números”, de Orlando Rosinhole Soares. Das 16h às 19h. Piso térreo.

* Lançamento do livro: “Páginas Vazias”, de vários autores. Das 15h às 18h. Piso superior.
 
SHOPPING CIDADE JARDIM

13/7 – Terça –
Exposição: “Drop Shots”, de Andrea Laybauer. Das 19h às 21h30. Lounge. Até 27 de julho.

17/7 – Sábado –
Pocket Show e Lançamento do CD: “Código de Barras”, com Mariana Platero. Das 19h45 às 20h30.

MOEMA

18/7 – Domingo –
Oficina: Yoga para Crianças, com Danuza Simonetti. Das 16h às 17h. A partir de 3 anos.

Por Anna Lee

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter