A plataforma britânica de compras online Lyst acaba de lançar seu relatório “Year in Fashion 2020”. Com base em mais de 100 milhões de pesquisas, vendas e métricas de mídia social do site, ele revela algumas das mais poderosas celebridades, marcas, produtos, tendências de moda e momentos do ano.
As 10 principais celebs cujo estilo pessoal marcou 2020 são Harry Styles, Beyoncé, Kim Namjoon, do BTS, Alexandria Ocasio-Cortez, Travis Scott, Paul Mescal, Lizzo, Charli D’Amelio, Kate Middleton e Chiara Ferragni.
E o relatório deixou claro o tamanho da influência desses nomes. No dia seguinte ao lançamento do single “Golden”, de Styles, as visualizações de páginas de blazers turquesa, como o que ele usou no videoclipe, aumentaram 52% no Lyst, enquanto as pesquisas por chapéus amarelos aumentaram 92%. Enquanto isso, seu cardigã JW Anderson gerou um desafio viral #HarryStylesCardigan no TikTok, e as pesquisas por tricôs subiram 166% na época.
Quarenta e oito horas após a estreia de “Black Is King” de Beyoncé, em julho, em que ela e os dançarinos usaram macacões com a estampa de lua crescente da estilista Marine Serre, as pesquisas pela estilista francesa aumentaram 426% e, nos dias seguintes, mais de 3 mil pessoas compraram o produto. Sua postagem de setembro no Instagram, com um terno de Alessandra Rich, ajudou a impulsionar as pesquisas pela marca em 78%.
Em fevereiro, quando o BTS visitou Nova York e Kim, o líder do grupo de K-pop, foi flagrado vestindo blusa de gola alta com jaqueta branca, as pesquisas de moda no Lyst por peças masculinas semelhantes aumentaram 67%. E quando o BTS se apresentou no VMA 2020 usando looks Gucci, a procura por gravatas da marca italiana e ternos de três peças dispararam em 24 horas.
Por essas e outras, Marine Serre, Telfar, 1017 Alyx 9SM, Fear of God, Pyer Moss, Casablanca, Martine Rose, Brain Dead, Sunnei e Chinatown Market são as 10 principais marcas emergentes do ano, de acordo com o relatório, e as principais marcas a serem observadas 2021, com base no rápido crescimento nos últimos seis meses, são Brother Vellies, Paris Geórgia, Chopova Lowena, Tebe Magugu e Medea.
O relatório ainda indica que os 10 itens mais procurados neste ano foram a máscara de proteção da Off-White, sandálias Arizona da Birkenstock, sacolas de compras Telfar, tênis de corrida da Nike, vestidos de mangas bufantes H&M, vestidos de malha House of Sunny, shorts de nylon Prada, chinelos Crocs e camisetas com ombreiras da The Frankie Shop..
Para finalizar, em um ano marcado pela pandemia do coronavírus, a moda como ativismo, compra consciente, a ascensão da máscara de proteção como um item essencial, a exposição nas redes sociais e a busca pelo conforto foram os cinco principais movimentos da moda.
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