Publicidade
Foto Reprodução IG @aux_lyonnais/ @bertillechabrolle

Fundada em 1890, a casa começou como um depósito de carvão, passando posteriormente a armazenar madeira e, por fim, vinho. Em 1914, a família Fouet, então proprietária do local, decidiu abrir a loja para a rua, apresentando seus vinhos ao público. Daniel Violet assumiu o estabelecimento logo após a Segunda Guerra Mundial, transformando-o no bistrô mais popular da capital. O “pai Violet” claramente tinha uma paixão desenfreada pela cozinha de Lyon, uma paixão que, mesmo naquela época, já conquistava Paris e atraía uma clientela fiel. Foi essa devoção pela culinária de Lyon que atraiu a atenção de Alain Ducasse para este endereço icônico, do qual ele assumiu o controle em 2002.

O Aux Lyonnais traz todo o charme dos bistrôs de Lyon para Paris. A simpática chef Victoria Boller interpreta com maestria o repertório culinário de Lyon: pâté croûte, quenelle de sandre, carne de porco em todas as suas formas, entre outras delícias. É uma culinária que ela domina perfeitamente e que ama de todo o coração. Nascida em Lyon e criada em Beaujolais, a chef guarda inúmeras lembranças da culinária de Lyon: os bistrôs e as festas à beira do rio Saône e do rio Ain, além do famoso “saucisson au gêne” que sua mãe fazia no final da colheita de uvas. Após três anos no Chanteclerc do Hôtel Negresco, em Nice, e de volta a Paris, Alain Ducasse confiou-lhe a liderança do restaurante com a orientação de trazer uma versão contemporânea.

No salão, Gwenn Raoult conduz o serviço com a mesma energia e descontração. O bistrô mantém sua fachada de madeira vermelha e sua placa “Maison Lyonnaise”. Ele continua a cultivar a atmosfera dos mais tradicionais de Lyon. No balcão, uma antiga máquina de café a pistão emite uma nuvem de vapor, enquanto as criações contemporâneas de Jean-Claude Novaro, renomado vidreiro de Biot (Alpes-Maritimes), adicionam um toque de arte ao ambiente. Nos dois andares, espelhos bisotados refletem o movimento do salão, onde garçons circulam com frigideiras de cobre ou panelas de ferro fundido laranja nas mãos. Uma experiência de prazer gastronômico é garantida.

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter