Publicidade
Elsa Peretti
Elsa Peretti || Créditos: Reprodução
Elsa Peretti
Elsa Peretti || Créditos: Reprodução

Fashionista das mais icônicas, Elsa Peretti morreu na noite dessa quinta-feira, aos 80 anos, conforme revelado nesta sexta-feira. A causa da morte dela ainda é desconhecida. Nascida em Florença, na Itália, Peretti estreou na moda no começo dos anos 1960, como modelo, e em pouco tempo se mudou para Nova York, onde chegou a ser representada pela agência Wilhelmina e se tornou um dos maiores nomes das passarelas naqueles tempos, junto com Anjelica Huston e Pat Cleveland.

Sua paixão, no entanto, sempre foi o design de joias, e mesmo quando pagava suas contas como top model ela já se arriscava com suas criações. Com passagens pela joalheira de Giorgio di Sant’Angelo e pela Halston, Peretti lançou sua primeira coleção exclusiva em 1971, em parceria com a Bloomingdale’s de NY, que então lhe dedicou um espaço exclusivo em sua loja da Terceira Avenida.

Contratada pela Tiffany & Co. no ano seguinte, Peretti logo se firmou como um dos maiores nomes do segmento, e em determinado momento suas peças chegaram a representar 10% das vendas totais da gigante americana. Bff de Andy Warhol e outros personagens importantes dos anos 1970, ela permaneceu na ativa até o começo dos anos 2000, quando criou uma fundação em homenagem a seu pai, um apaixonado pela natureza, com o objetivo de levantar fundos para a causa ambiental. A entidade, batizada Nando & Elsa Peretti Foundation (NaEPF), levantou mais de € 42 milhões para projetos nessa área mundo afora. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter