Publicidade
Joana na sua casa no Quadrado, em Trancoso, ao lado de seus três cachorros

Paulistana apaixonada pela Bahia, Joana Vieira tem no sincretismo religioso inspiração para a sua arte, com as esculturas de santos e orixás que são sucesso em seu espaço no Quadrado, em Trancoso, mistura de casa, ateliê e galeria. Para o Glamurama, ela deu uma aula sobre o assunto, e dicas valiosas de que cor usar na noite de Réveillon, dependendo do orixá que você queira agradar na passagem do ano.  Joana explica: ” Os orixás são elementos da natureza, deuses africanos que correspondem a pontos de força do planeta. Eles representam as águas, as florestas, o mar, a justiça, a saúde, os animais e assim por diante”.

O sincretismo se deu quando cada orixá foi associado a um santo católico, em consequência da imposição do catolicismo aos negros. “Para manterem os seus deuses vivos, eles viram-se obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, que cultuariam aparentemente”, diz a artista.

E mais: “O ano de 2014 será regido por Xangô e Iansã. Um ano que favorecerá a justiça e a boa conduta. O primeiro de janeiro é na Lua Nova, um momento de reflexão e renovação.”

Siga a seta e encontre o orixá correspondente a cada santo e quais são as suas características e cores. E bom Ano Novo!

[galeria]615150[/galeria]

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter