A saída forçada de Travis Kalanick do posto de CEO da Uber, anunciada nesta quarta-feira, já gera especulações sobre os mais cotados para substituir o executivo e bilionário, considerado por muitos como “o Steve Jobs do momento”. Um dos nomes mais citados nos bastidores do mundo corporativo americano até agora é o de Sheryl Sandberg, que é a segunda no comando do Facebook depois do cofundador e maior acionista do site de relacionamentos, Mark Zuckerberg.
Nesse caso, Sheryl contaria com o apoio da jornalista Arianna Huffington, que é membro do conselho de administração da Uber e de quem ela é amiga. Os outros possíveis candidatos ao cargo são Tom Staggs, ex-executivo da Disney, e Marissa Mayer, a ex-CEO do Yahoo!, que pediu demissão do site no início do ano.
Envolvido em várias polêmicas, inclusive uma briga com um motorista da própria Uber que veio à tona em março, Kalanick decidiu deixar o comando da empresa de transporte urbano que ajudou a criar em 2008 para “evitar conflitos desnecessários”, conforme ele disse em um comunicado. Ele continua sendo o maior acionista individual da Uber, com uma participação equivalente a US$ 6,3 bilhões (R$ 21 bilhões). (Por Anderson Antunes)
- Neste artigo:
- Arianna Huffington,
- CEO,
- facebook,
- Marissa Mayer,
- Mark Zuckerberg,
- renúncia,
- Sheryl Sandberg,
- substituto,
- Travis Kalanick,
- über,
- Yahoo,