Publicidade
Gabriel Isaac
Foto: Divulgação

A internet abriu muitas portas e quebrou barreiras para os influenciadores com deficiência auditiva. A ferramenta os levou a alcançar quem não fala seu idioma materno, a Língua Brasileira de Sinais. Mesmo com esse avanço, eles ainda encontram dificuldade em fechar contratos publicitários e conseguir mais visibilidade.

Leonardo Castilho, poeta, ator e educador que acumula mais de 50 mil seguidores no Instagram, ficou surdo com 10 meses de idade. Em conversa com o GLMRM, o influenciador relatou que as empresas pedem um cachê menor a eles com a justificativa de que o português não é a primeira língua de pessoas com essa condição.

Mesmo tendo estrelado campanhas da Chili Beans, Bradesco e Next, e estampado o vídeo “Os Surdos Têm Voz”, do Dr. Drauzio Varella sobre educar e desmistificar estigmas ao redor da comunidade, Leo vê – e sente – a disparidade acontecendo com influenciadores com deficiência auditiva.

Segundo ele, pessoas surdas e sinalizadas (que conversam por meio de gestos) precisam usar legendas e às vezes contratar um intérprete para fazer a voz em português em vídeos de campanhas, enquanto influenciadores não surdos não precisam.

Gabriel Isaac, pessoa com deficiÊncia auditiva desde o primeiro ano de vida, acumula mais de 98 mil seguidores somados em suas redes e já chamou atenção até de Anitta. Mesmo assim, só conseguiu um único grande patrocínio em um período de cinco anos para o Dia do Surdo. Para ele, algumas marcas desacreditam no engajamento e impacto de influenciadores surdos.

“Isso mostra o quanto a comunidade surda é inviabilizada”, afirma Isaac, que tem até um vídeo em seu canal no YouTube sobre a importância da valorização de pessoas com deficiência auditiva no mercado.

Furando bolhas

Ambos os influenciadores veem na internet uma forma de furar bolhas e atingir um público maior. “Percebi que eu podia alcançar muita gente, quebrar barreiras e fazer as pessoas conhecerem o nosso mundo”, conta Isaac.

Já Leo complementa: “A internet não só furou bolhas, mas também ajudou as pessoas surdas a encontrarem a sua comunidade e cultura. É impressionante que, hoje em dia, muitos ouvintes não sinalizados seguem a nossa comunidade”.

Conquistas como essas só foram possíveis devido ao avanço de pautas sobre diversidade. Ainda assim, Leo e Isaac dizem ser necessário haver um aprofundamento na educação para a comunidade surda ser cada vez mais inserida na sociedade.

“As pessoas devem parar de olhar para os surdos como se fossem monstros”

Gabriel Isaac

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 26 de Abril

Dia 26 de Abril

Por aqui, a sexta-feira já está na metade, e neste fim de semana as mulheres assumem o protagonismo....

Instagram

Twitter