Publicidade
Porto, considerada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO, também é procurada por brasileiros
Porto, considerada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO, também é procurada por brasileiros || Créditos: Divulgação

Como Glamurama contou nessa semana, Portugal se tornou o país número um entre os brasileiros que buscam comprar imóveis no exterior. No segundo trimestre de 2016, por exemplo, nada menos que 10% das compras de imóveis feitas por estrangeiros no país europeu foram realizadas por cidadãos do Brasil, que só ficam atrás dos franceses (25%) e ingleses (19%) na procura por casas e apartamentos por lá.

119680745
Pôr do sol na Cidade Velha, região histórica de Lisboa || Créditos: Istock

Os motivos por trás desse fenômeno são vários. Segundo Luiza Cazarin, responsável pela divisão internacional de vendas da imobiliária paulista Axpe, especializada em imóveis de alto padrão, Portugal se empenhou nos últimos anos em atrair cidadãos estrangeiros das classes mais abastadas e de nichos específicos, como aposentados em busca de uma melhor qualidade de vida ou investidores interessados em diversificar seus portfolios, e em troca oferece vantagens competitivas em relação a grandes cidades como Paris e Londres.

140513094
Arco da Rua Augusta, na Praça do Comércio, em Lisboa || Créditos: Istock

“Portugal foi eleito nesse ano [pela revista Global Peace Index] como o quinto país mais seguro do mundo, ao mesmo tempo em que o preço do metro quadrado dos imóveis no país hoje é o menor entre as grandes capitais da Europa, sem falar que cidades como Lisboa e Porto ficam a poucas horas de voo dessas capitais”, Luiza explicou ao Glamurama. “Outro fator que atrai muita gente é que Portugal não tributa rendimento estrangeiro, algo que atrai principalmente os franceses, que no último ano representaram uma das maiores emigrações em massa já vistas na Europa: 70 mil cidadãos da França trocaram o país por Portugal”.

Largo do Chiado, no Centro de Lisboa
Largo do Chiado, no Centro de Lisboa || Créditos: Istock

Ainda de acordo com Luiza, o imposto sucessório, que na França e na Inglaterra é de mais de 40% e nos Estados Unidos pode passar dos 50%, não é praticado em Portugal, o que faz do país um lugar procurado por milionários do mundo inteiro a fim de proteger o patrimônio que deixarão para seus herdeiros. Nesse caso, no entanto, é preciso que eles transfiram suas residências fiscais para lá.

151318144
Porto, considerada patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO, também é procurada por brasileiros || Créditos: Divulgação

Em agosto, a Axpe realizou um evento para brasileiros interessados em comprar imóveis em Portugal. Inicialmente com cerca de 80 presenças confirmadas, o encontro atraiu mais de 400 pessoas. Além da capital Lisboa, hoje a mais procurado por estrangeiros, Porto, Cascais e Estoril também são bastante procuradas por brasileiros, segundo Luiza.

596160418
Albufeira, no Algarve, um dos destinos portugueses prediletos entre os famosos || Créditos: Istock

Outra localidade portuguesa que atrai muitos estrangeiros é Algarve, que graças às belas praias se tornou o point de celebridades mundiais, principalmente de jogadores de futebol como Cristiano Ronaldo, David Beckham e Michael Owen, que possuem vilas por lá. Rubens Barrichello também já foi dono de uma casa de praia no Algarve, a Quinta do Lago, e até Angelina Jolie estaria negociando a compra de uma propriedade no famoso destino, conhecida como Casa do Pinhão e à venda por € 10 milhões (R$ 36,4 milhões).  (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter