Publicidade
Créditos: iStock
Créditos: iStock
Esfoliar é preciso! ||  Créditos: iStock
Esfoliar é preciso! || Créditos: iStock

É hora de recuperar a pele que sofre com os efeitos do sol. E quando a ideia de cuidado com o corpo vem à cabeça das mulheres, a esfoliação aparece como um ótimo tratamento de renovação celular. Mas é preciso tomar cuidado porque nem todo o tipo de pele pode ser esfoliada e aquilo que poderia ser um ótimo aliado pode se tornar um problema. Glamurama conversou com a dermatologista Clarissa Rittes, que cuida de Gabriela Pugliesi, Mica Rocha, Fernanda Paes Leme, Sophia Abrahão e Julia Faria, e armou abaixo o bê-a-bá da esfoliação no corpo e nos lábios. Só acompanhar!

– Basicamente a esfoliação funciona removendo o excesso de queimadura e manto lipídico (responsável por reter a umidade da tez). No caso da pele oleosa, o manto está em excesso, já na pele seca ou normal ele faz a proteção da pele contra as bactérias e fungos.

– O maior erro que as pessoas cometem é esfoliar demais ou com muita força determinada área. O movimento de esfoliação deve ser circular e rápido, e sempre delicado, gentil e suave, evitando concentrar em uma só região.

– Quando a esfoliação retira demais o manto lipídico, surge a acne paradoxal, pois a pele reage entendendo que está faltando sua proteção. É preciso tomar cuidado, existe o risco de achucar e deixar uma porta de entrada para contaminações.

– Peles mais morenas costumam acumular mais queratina e pigmento. Então, assim como peles oleosas, a esfoliação pode ser feita de 15 em 15 dias, respeitando o período de recuperação. Já quem tem pele seca deve fazer esfoliação no máximo há quatro meses, ainda sim com indicação do dermatologista. Não traz benefício para a pele seca a esfoliação, já que remove um elemento que está em escassez.

– Produtos indicados para a esfoliação no corpo jamais podem ser usados no rosto. Eles possuem composições diferentes, e produtos de pé ou mão, se usados no rosto, podem machucar.

– A esfoliação não hidrata. Como no procedimento são removidas as células mortas e o excesso de queratina, os produtos usados em seguida são absorvidos melhor. No caso dos lábios, que estiver com ‘cascudo’ e com muita pele morta, o hidratante que será passado após o procedimento vai garantir um resultado melhor.

– Pode esfoliar os lábios, também gentilmente, com produto de rosto, mas depois é necessário aplicar um hidratante. Repetir a cada 15 dias.

– Quando a pele está queimada do sol, o indicado é não fazer esfoliação.

– Para quem quer esfoliar é essencial ter a orientação de um dermatologista para indicação do melhor produto para cada tipo de pele.

Para ajudar, Glamurama mostra na galeria os melhores esfoliantes para o corpo e os lábios. Vem!

[galeria]4136301[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter