Publicidade
PerifaCon
Foto: Jeff Delgado

Com a volta dos eventos presenciais, ela está de volta: considerada a “ComicCon da Favela”, a PerifaCon já tem data para voltar ao circuito de eventos de cultura pop de SP. A convenção deste ano será no dia 31 de julho, na Fabrica de Cultura da Brasilândia. O evento é uma iniciativa de amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop no geral que cresceram nas periferias de São Paulo.

O jornalista Jairo Malta, do Cineminuto, esteve na primeira edição da PerifaCon em março de 2019, na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, e lá presenciou lá o quão importante é a cultura dentre os jovens da periferia.


“A periferia nunca teve um evento geek com essa maturidade, como se não jogassem videogames e assistissem animes. A PerifaCon é a primeira feira que dá voz aos nerds de quebrada e valoriza a cultura pop na periferia”, diz Malta.

Com a pandemia e toda restrição dos eventos presenciais, a edição de 2020 foi cancelada e em 2021 tivemos a edição online. Mesmo à distância, a versão eletrônica contou com diversas atrações, em três dias de programação gratuita, dentre elas painéis temáticos e concurso de cosplay com premiação de R$ 1 mil.

Wellington Silva, como Pantera Negra, foi o vencedor do Concurso de Cosplay em 2019. Foto: Jairo Malta

“Para nós, é muito importante voltar com nosso evento físico da PerifaCon porque, além de tudo, a periferia e o setor da cultura foram uns dos que mais sofreram com a ausência de políticas públicas e de um olhar mais humanizado para o morador de favela”, diz Andreza Delgado, uma das organizadoras do evento. “Essa retomada também é um movimento para reafirmar nosso compromisso com a democratização da cultura nerd, geek e de favela.”

Seguindo os protocolos de recomendações gerais de segurança e saúde, o evento terá uma programação agitada com concurso de cosplay, painéis com mesas, exposições, debates, Arena Gamer e Beco dos Artistas. Em breve serão liberadas mais informações de editais para aqueles que desejam expor, vender, cobrir o evento, participar do concurso de cosplay ou ser voluntário.

Com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, a segunda edição da PerifaCon presencial será gratuita.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter