Os posts divertidos da Ufizzi no TikTok || Créditos: Reprodução

Galeria Uffizi, um dos museus mais tradicionais do mundo, adere ao TikTok para atrair jovens e ‘brinca’ com Renascentismo

1 Compartilhamentos
1
0
0
0
0
0
Os posts divertidos da Ufizzi no TikTok || Créditos: Reprodução

A Galeria Uffizi, em Florença, na Itália, um dos museus mais tradicionais do mundo, aderiu aos ‘desafios’ do TikTok – sensação do momento na internet. O museu de arte foi um dos primeiros a usar a plataforma de mídia social postando vídeos irreverentes que desafiam sua “reputação”. Em um deles, Vênus e as figuras mitológicas retratadas na clássica obra “Primavera”, de Botticelli, dançam e brincam, que tal? O vídeo irreverente é um dos vários na conta TikTok da Uffizi que brincam com a sua coleção de obras-primas, enquanto o museu tenta transformar sua imagem de um espaço “velho” de arte renascentista para um lugar que os adolescentes italianos – e de todo o mundo – querem explorar.

“Talvez pareça um pouco estúpido”, disse Ilde Forgione, 35 anos, em entrevista ao “The New York Times”. Ela é quem administra a conta e ainda complementou ao jornal americano: “Às vezes você tem que dar às pessoas um ponto de vista diferente, algo que diz: ‘A arte não é chata. Arte não é algo que você aprende na escola. É algo que você pode descobrir por si mesmo”, relatou. Já Eike Schmidt, diretor do museu, afirmou que o Uffizi passou de um atraso para a “vanguarda” das mídias sociais em alguns meses: “Estávamos praticamente na idade da pedra”, isso porque o museu só passou a ter site em 2015 e perfil oficial no Facebook, em março deste ano, depois da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a plataforma informou ao NYT, agora existem 11 museus no TikTok, que tem os jovens como a maioria dos usuários: o Rijksmuseum de Amsterdã, Museu Prado, em Madri, Metropolitan Museum of Art (usou a plataforma no ano passado para alguns projetos, mas sua conta agora está adormecida), entre outros.

Com o sucesso, já são mais de 27,6 mil seguidores, o objetivo é continuar a postar de forma irreverente. O museu reabriu em 2 de junho depois que a Itália flexibilizou a quarentena e agora espera que os fãs da conta do TikTok façam uma visita real: “Seria ótimo se eles fizessem seus próprios tiktokers aqui e nos marcassem”, finalizou Forgione.

Abaixo, alguns dos vídeos do TikTok da Galeria Uffizi. + vm.tiktok.com/JRRp7xv/

 

 

Você também pode gostar