Publicidade
Os châteaux à beira-mar de New South Wales: muitos já perderam o quintal || Créditos: Reprodução
Casas à beira-mar de New South Wales: muitos já perderam o quintal || Créditos: Reprodução

Construir casas de praia em pontos muito próximos do mar ou em costões não é uma boa ideia em lugar nenhum do mundo. Que o digam os donos de mais de 40 mansões à beira-mar localizadas na região de New South Wales da Austrália. Todos precisaram evacuar suas propriedades de milhões de dólares nos últimos dias em razão da erosão costal que as colocou em risco de desabar parcialmente ou até mesmo por inteiro a qualquer momento.

Algumas já perderam os quintais frontais, que foram “engolidos” pelo mar, enquanto outras ficaram sem seus acessos diretos à praia. Não há muito o que fazer, a não ser esperar o curso da natureza e, a partir daí, buscar a ajuda de engenheiros especializados nesse tipo de problema para tentar solucioná-lo.

De maneira geral, construções em regiões costeiras na Austrália são um problema há tempos: pelo menos 39 mil imóveis estão nessa situação em todo o país, e pesquisas apontam que quase 50% da faixa de areia das praias de lá será comprometida pela força das águas até 2100. Voltando aos proprietários das casas ameaçadas de New South Wales, além da possível perda de seus paraísos particulares eles também temem punições do governo australiano por os terem erguido em locais inapropriados. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter