Publicidade

Luke Skywalker não era fã de seu planeta natal, Tatooine. “Se há um centro brilhante para o universo”, ele lamentou para C-3PO no primeiro episódio de ‘Star Wars’, “você está no planeta mais distante.” Suas coordenadas galácticas podem ser desconhecidas, mas Tatooine é um lugar real, e se quiser visitá-lo, não precisa nem se jogar no hiperespaço – apenas vá para a Tunísia.

Procurando por Luke

Sets de ‘Star Wars’, alguns abandonados e outros reaproveitados, pontuam a paisagem saariana do sul da Tunísia || Créditos: Getty Images

Para chegar em Tatooine, a empoeirada cidade berbere que chamou a atenção do diretor George Lucas quando ele planejava o primeiro filme da série ‘Star Wars’ em meados da década de 1970, você precisa ir até a pequena aldeia de Matmata. Os habitantes deste antigo povoado agrícola procuraram refúgio do implacável sol enterrando-se no arenito macio. A mais famosa habitação troglodita apareceu nas telonas como a casa onde Luke Skywalker passou a infância. Saindo da  facção, o Hotel Sidi Driss (sim, você pode se hospedar na casa de Luke) é composto por uma série de poços profundos ligados por túneis, com quartos laterais escavados na terra. O maior ainda mantém grande parte do cenário original, transportando instantaneamente para uma galáxia distante.

O local foi mais tarde atualizado para filmar cenas do episódio 3, “A Vingança dos Sith”. Suas antecâmaras são decoradas com memorabilia da saga e fotos originais das filmagens.

Casa da infância de Anakin

Arquitetura berbere de celeiros fortificados, chamado ksours, chamou a atenção de George Lucas || Créditos: Getty Images

A área de Tatooine não é conhecida apenas pela vida subterrânea de Matmata. Ela também tem uma impressionante arquitetura berbere batizada ksour que chamou a atenção da equipe de produção de Star Wars, desta vez quando eles estavam fazendo a trilogia de spin-off no final dos anos 90.

Ksour são celeiros fortificados, compostos por pátios fechados e vários andares de salas abobadadas, cujo acesso é feito por degraus vertiginosos. São construções bem estranhas e fazem do lugar o cenário perfeito para os bairros de escravos de Mos Espa, onde Anakin Skywalker passou sua primeira infância. Dois locais foram utilizados nas filmagens: o primeiro é o Ksar Haddada, onde um sinal lembra aos visitantes que fez parte do episódio “A Ameaça Fantasma”, em 1997, e o segundo, e possivelmente mais impressionante, é o fantástico Ksar.

Desertos galácticos

Miragens foram vistas em volta das piscinas salgadas de Chott El Jerid, na Tunísia || Créditos: Getty Images

Partindo de Tozeur, é um dia de viagem fácil para chegar ao último aglomerado de locações da franquia. O destino é uma mancha no meio do nada chamada Ong Jemal. Procure a falésia avermelhada que se parece com o pescoço de um camelo (‘ong jemal’ em árabe). É de onde Sith Darth Maul vigiava em “A Ameaça Fantasma”, à procura de Qui-Gon Jinn.

Cidades de Tatooine

As ruas de Mos Espa é um dos locais mais evocativos de Star Wars || Créditos: Getty Images

Perto de Ong Jemal está o local que os guias conhecem simplesmente como “o cenário de Star Wars”, mas os fãs reconhecerão imediatamente como a cidade de Mos Espa. Para o primeiro spin-off, George Lucas construiu a cidade inteira de Tatooine, que permanece por lá até hoje. Matmata, sem dúvida, tem uma conexão especial com o ‘Star Wars’ original, mas em Mos Espa você pode realmente se mover pelas ruas e entre edifícios e vaporizadores de umidade, esperando que um ‘jawa’ apareça a qualquer momento.

Não podemos prometer um pôr do sol ao estilo de Tatooine, mas temos certeza que uma vez lá, a força estará com você!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter