Dundee, na Escócia, é a primeira cidade fora de Londres a ganhar um Victoria and Albert Museum

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
Dundee, na Escócia || Créditos: iStock

Quando se trata da Escócia, a maioria dos viajantes se concentra nos pontos turísticos mais populares: Edimburgo, Glasgow e Highlands. Mas, na costa leste, que fica apenas 90 minutos ao norte de Edimburgo, a pequena cidade litorânea de Dundee ganhou um motivo convincente para uma parada de uma ou duas noites em seu itinerário escocês, o Victoria and Albert Museum.

Dundee, na Escócia, é a primeira cidade fora de Londres a ganhar seu próprio museu V&A || Créditos: Reprodução

Em 2014, as Nações Unidas designaram Dundee como Cidade do Design da UNESCO (a primeira no Reino Unido, na verdade) por suas contribuições valiosas para os campos de videogames, têxteis e histórias em quadrinhos. Armazéns antigos e lojas de design contemporâneo estão em todo lugar, e um investimento de £ 1 bilhão pela cidade transformou sua beira-mar em um dos lugares mais interessantes do país. No centro desse projeto de desenvolvimento à beira-mar está o novo Victoria and Albert Museum Dundee, o primeiro museu de design da Escócia e o único Museu V&A fora de Londres, que abre suas portas em setembro. Além das exposições itinerantes em parceria com outros museus ao redor do mundo, o novo V&A promete galerias permanentes de designers escoceses narrando a rica história do design do país desde o século XV até hoje.

Dundee é uma pequena cidade curiosa que equilibra sua história pós-industrial com uma cena de design vibrante. O lugar prosperou originalmente como centro de processamento de juta, caça às baleias, construção naval e produção de marmelada comercial – indústrias que, obviamente, já diminuíram. Hoje Dundee tornou-se um destino emergente da criatividade escocesa.

Dundee, na Escócia, é a primeira cidade fora de Londres a ganhar seu próprio museu V&A || Créditos: Reprodução Instagram

+www.vam.ac.uk/dundee/

Você também pode gostar