Publicidade
Telma Shiraishi quebra barreiras e se afirma como respeitada chef no universo masculino da culinária japonesa
Telma Shiraishi quebra barreiras e se afirma como respeitada chef no universo masculino da culinária japonesa

Durante muito tempo difundiu-se a ideia de que as mulheres não poderiam estar à frente de uma cozinha japonesa. Parte desse mito surgiu por conta de uma sociedade conservadora e como forma de restringir e negar às mulheres a profissionalização e a autonomia financeira no Japão.

Telma Shiraishi, chef de um dos melhores e mais tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo, o Aizomê, quebrou esse tabu e conquistou, não só o respeito do paladar criterioso dos paulistanos, mas também de toda uma exigente comunidade. Sua cozinha faz uso de ingredientes e técnicas típicas do país oriental aliadas a um trabalho criativo e delicado.

A chef, nascida em São Paulo, mas criada no interior do estado, largou a faculdade de medicina da USP e foi trabalhar como assistente do estilista Fause Haten. Por fim, deixou também a moda e aos poucos migrou para a cozinha, sua verdadeira paixão. Começou com jantares e coquetéis para amigos, eventos, até abrir o Aizomê em 2007, conhecido pela delicadeza da cocção e dos ingredientes típicos de alta qualidade.

Além disso, Telma, que também está à frente da cozinha do Consulado Geral do Japão em São Paulo, onde investiu em um menu com carta de sobremesas e fixou como um dos poucos restaurantes japoneses que se dedica aos doces.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter