Publicidade
Gorges du Verdon

Um dos destinos mais deliciosos do verão no hemisfério norte é sem dúvida a Provence, na França. Os dias quentes tornam-se agradáveis com a brisa que sopra o tempo todo e, claro, com as paisagens incríveis dos arredores. Primeira dica: alugue um carro. São centenas de cidadezinhas espalhadas pela região, muito próximas umas das outras. E as estradas são ótimas. Além dos campos de lavanda, no auge da floração nesta época do ano pintando a paisagem de roxo, dois destinos, um pouco mais afastados dos grandes centros, merecem destaque: o vilarejo de Moustiers Sainte-Marie e Gorges du Verdon.

Localizados nos Alpes da Alta Provence, são conhecidos por ter os mais altos canyons da Europa, com paredões de pedra vertiginosos, que terminam no rio Verdon, que chama a atenção pela cor muuuito azul. Por conta de sua paisagem radical, o local é point de aventureiros e esportistas, adeptos de escaladas, rapel, trekking, ciclismo e canoagem.

Moustiers Sainte-Marie

Bem próximo dali, com menos adrenalina e muito charme, fica Moustiers Sainte-Marie. A pequena cidade, eleita uma das mais belas da França e conhecida por ser o berço da faiança – a tradicional cerâmica pintada à mão -, fica encrustrada nos paredões do canyon, o que a torna especial e diferente de outras da região. Apesar de minúscula, tem vários hoteizinhos e restaurantes fofos. O ponto turístico mais importante é a capela de Notre-Dame de Beauvoir, que data do século 12 e vale a subida, um pouco escorregadia, dos 262 degraus de pedra que separam o vilarejo da igreja.

Moustiers Sainte-Marie e as tradicionais faianças

E a cidade guarda ainda uma curiosidade: quem olhar para o alto, na direção da capela, consegue ver ao longe uma estrela dourada, aparentemente solta no ar, entre duas rochas enormes. Diz a lenda que um soldado, na época das Cruzadas, colocou a estrela ali como agradecimento por ter sobrevivido à guerra e voltado à sua terra natal. A estrela atual está lá desde a década de 50, tem 1,80m diâmetro e 30 cm de largura, é folheada a ouro e presa a por uma corrente de 135 metros de comprimento. Onze estrelas já foram colocadas ali nos últimos séculos. Uma viagem de sonho!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 17 de Abril

Dia 17 de Abril

3 boutiques de streetwear para descobrir em Paris Embora Paris seja conhecida por suas prestigiosas boutiques de luxo,...

Instagram

Twitter