Publicidade
Alexandria Ocasio-Cortez || Créditos: Reprodução
Alexandria Ocasio-Cortez || Créditos: Reprodução

Anotem esse nome: Alexandria Ocasio-Cortez, 28 anos, ex-bartender americana de classe média baixa transformada em promessa da política e que acaba de fazer história. Como? Simplesmente derrotando um dos maiores caciques do Partido Democrata que buscava a reeleição como deputado e levou a pior nas prévias das agremiação que rolaram nessa terça-feira, em Nova York.

Titular do posto de deputado por NY há pelo menos dez mandatos, Joe Crowley, de 56 anos, ficou atrás de Ocasio-Cortez na preferência dos colegas para concorrer a um cargo como representante do estado no Congresso em novembro. Ela recebeu 57,5% dos votos, e caso vença o pleito se tornará a mais jovem deputada da história dos EUA.

Descendente de latinos, Ocasio-Cortez nasceu no Bronx e se tornou ativista de várias causas ainda na adolescência. Em 2016, ela atuou como voluntária na pré-candidatura de Bernie Sanders à Casa Branca. Assim como o veterano, a jovem declara ser socialista.

Formada em economia e relações internacionais pela Boston University, seu pai morreu no auge da crise de 2008 e ela mora com a mãe, que se vira nos 30 dando expediente como diarista e motorista de ônibus, e é uma típica “millennial”, membro da parte da população nascida entre 1980 e meados dos anos 1990. É justamente o público que até mesmo os políticos mais experientes têm mais dificuldade para conversar atualmente, o que a torna única nesse momento. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter