Bolsas são consideradas por muitas glamurettes um bom investimento – a Birkin da Hermès, inclusive, anda valendo mais do que ouro atualmente. São muitos os modelos queridinhos da vez. Para citar alguns, temos a Dionysus da Gucci, a Drew da Cholé e a mini Lady Dior da Dior. Mas qual é, afinal, a bolsa mais popular dos últimos tempos?
Em pesquisa realizada pelo Vestiaire Collective – um dos maiores e-commerces de peças de luxo usadas do mundo -, foi divulgado ranking com as 25 bolsas mais vendidas no site na última década. No topo, a bolsa Timeless, da Chanel. Uma das mais rentáveis contribuições de Karl Lagerfeld para a maison, a bolsa o foi lançada nos anos 1980. Combinada a um jeans, uma camiseta básica e um blazer, tem-se um look parisiense clássico. Chiqueria! No site, há unidades usadas da bolsa em valores que vão de R$ 2,5 mil, por modelo vintage, a R$ 128 mil, pelo modelo de couro de crocodilo. Os preços variam de acordo com suas condições, versões e idades.
Na sequência da lista vem a Speedy, da Louis Vuitton, em 2º lugar, e as Hermès Birkin e Kelly em terceiro e quarto lugar, respectivamente. Em quinto lugar, outro modelo da Chanel: a 2.55, considerada recentemente um dos melhores investimentos financeiros do momento.
*
O Vestiaire Collective foi lançado em 2009 e é um dos pioneiros em vender peças de luxo usadas online. Cada semana, mais de 20 mil novos itens selecionados por uma equipe de controle de qualidade são colocados online, somando um catálogo permanente de 400 mil produtos à venda. A média de transações mensais feitas por clientes vindos do mundo todo ultrapassa a marca de 3 milhões. A start up emprega 180 pessoas espalhadas por seus escritórios em Paris, Nova York, Londres, Berlim e em breve Milão e Madri.