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Acima, Flávio Rocha e Frederico Trajano, Edgard Corona e Alexandre; abaixo, Ostrowiecki e Constantino Jr ||Créditos: Divulgação

Ao longo dessa quinta-feira, o hotel Unique, na capital paulista, recebeu centenas de empresários, alto executivos e investidores brasileiros para mais uma edição do CEO Summit, realizado pela EY e pela Endeavor, em parceria com o Sebrae-SP. Enquanto na parte da manhã o foco das palestras foi como cuidar da empresa “da porta pra dentro”, a parte da tarde foi reservada para os desafios encontrados “da porta pra fora”. Como vencer a crise pela qual o país vem passando e como encontrar e consolidar valores perante a sociedade foram as tônicas.

Sob o tema “Em momento de incertezas, somos todos startup”, o primeiro bate-papo foi entre Flávio Rocha, CEO da Riachuelo, e Frederico Trajano, líder de operações do Magazine Luiza. Os empresários falaram da importância de ter uma empresa integrada em vez de verticalizada e de fazer com que cada colaborador – no caso da Riachuelo, por exemplo, são 40 mil – atue de acordo com os valores e o propósito da empresa, sempre juntos. “De nada adianta setores que funcionam muito bem isolados, mas não conseguem trabalhar juntos. A eficiência vem da integração”, defendeu Flávio Rocha. Outro ponto em comum nas estratégias das duas empresas é a busca pela democratização de seus produtos: a Riachuelo faz parcerias com grandes grifes e estilistas em busca de uma moda ao mesmo tempo chique e acessível; já o Magazine Luiza trabalha para promover a inclusão digital e, assim, ampliar seu e-commerce. “É preciso pensar além dos negócios”, acredita Trajano.

Mais tarde, Edgard Corona, CEO da Bio Ritmo/Smart Fit, e Constantino Jr, da Gol, frisaram a importância de não ter medo de errar, muito menos de inovar. “Temos que nos adaptar ao cenário em que estamos. Em tempo de crise, é hora de arriscar”, defendeu Corona.

E a palestra de Alexandre Ostrowiecki, da Multilaser, foi uma das mais aplaudidas. De 2003 para cá, ele fez o faturamento da empresa de sua família passar de R$ 20 milhões para R$ 1,2 bilhões. “Se a economia e a política estão ruins, temos culpa nisso também”, defendeu. Seguindo a máxima “agir além dos negócios em busca de impacto social”, ele e seu sócio Renato Feder criaram o site www.politicos.org.br, que faz uma espécie de ranking mostrando quem são os políticos em que vale a pena votar.

Para fechar com chave de ouro, Guilherme Leal, da Natura, e Ricardo Guimarães, da Thymus, falaram sobre os rumos do empreendedorismo brasileiro em meio à crise. “O verdadeiro empreendedor é aquele que vê um problema e corre em direção a ele. Estamos nesse momento agora”, cravou Guilherme Leal. (Por Caroline Mendes)

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