Publicidade
q
q
Avião Demoiselle em tamanho real em exposição no Museu do Amanhã || Crédito: Divulgação

Cheia de recursos audiovisuais e atividades interativas, a nova mostra temporária do suntuoso Museu do Amanhã, no Rio, será inteirinha dedicada ao pai da aviação. “O Poeta Voador, Santos Dumont” vai trazer a partir desta terça-feira uma série de protótipos de suas criações e duas réplicas em tamanho real: o avião Demoiselle, mais completo projeto do inventor, e, na entrada do museu, o pioneiro 14bis.

Em uma das salas, uma grata surpresa: no papel do grande aviador, o público vai encontrar o ator Cássio Scapin “desenhando” as mais importantes máquinas voadoras em uma das salas. As gravações aconteceram no Rio, acompanhadas por Gringo Cardia, que é curador da mostra. As imagens de Cássio, em fundo chroma key, foram aplicadas sobre animações com os croquis de aeromodelos como o Demoiselle e o 14bis, entre outros.

“Foi muito prazeroso poder reencontrar um personagem tão importante para a memória e a identidade nacional”, disse o ator. Vale lembrar que Cássio, muito parecido fisicamente com o aviador, também interpretou Dumont na minissérie “Um Só Coração”, exibida em 2004 pela Globo.

“Destacamos o lado poético e artístico de Santos Dumont, daí o título ‘o poeta voador’. Ele era um homem de ciências que se inspirava na arte – foram as histórias de Júlio Verne, por exemplo, que o despertaram para o sonho de voar. Na exposição, mostramos que exercitar a criatividade é uma forma de impulsionar descobertas”, explica Gringo Cardia.

*

“O Poeta Voador, Santos Dumont” tem concepção e realização da Fundação Roberto Marinho, responsável por exposições como “Grande Sertão: Veredas” (2006), que inaugurou o Museu da Língua Portuguesa; “Roberto Burle Marx 100 anos: A Permanência do Instável” (2008), no Paço Imperial; “Fernando Pessoa: Plural como o Universo” (2010), montada em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Lisboa; e “Cazuza mostra sua Cara” (2013), esta última também com curadoria de Gringo Cardia. (Por Denise Meira do Amaral)

[galeria]4323660[/galeria]

O Poeta Voador, Santos Dumont
Onde: Museu do Amanhã. Praça Mauá 1, Centro
Quando: De 26 de abril a 30 de outubro – De terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Ingresso: Inteira: R$ 10,00;
Meia-entrada: R$ 5,00;
O Museu tem entrada gratuita às terças-feiras;
www.museudoamanha.org.br

 

 

 

 

 

 

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter