Publicidade
Daphne Guiness, Diane Keaton e Kristen McMenamy: grisalhas assumidas

Com o grande movimento global que fala sobre amor próprio e aceitação, as mulheres passaram a assumir os seus traços, seus corpos e… seus cabelos brancos. Se antes era sinal de idade avançada ou desleixo, e obrigava a idas constantes ao cabeleireiros para cobri-los, hoje é tendência. Especialmente na Europa. Os grisalhos estão na moda e tem muita gente que passou a reproduzir o tom, mesmo não tendo fios brancos na cabeça. Famosas e fashionistas como a atriz Diane Keaton, a top Kristen McMenamy, a herdeira Daphne Guiness, a diretora de moda Sarah Harris, e por aqui, a atriz Vera Holtz e a musa Rita Lee estão entre as que assumiram sem medo.

Segundo o dermatologista Caio Lamunier, do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o branqueamento do cabelo é provocado pela perda dos melanócitos, células que produzem a melanina, que dá cor aos fios. Esse é um processo comum do envelhecimento, mas é determinado pela genética. É por essa razão os brancos começam a aparecer mais cedo para algumas pessoas.

Já a dermato Adriana Vilarinho explica que os cabelos grisalhos precisam de um cuidado especial. “Os fios brancos têm uma textura mais frágil que os pigmentados, são mais sensíveis a agressões externas e têm as cutículas abertas com maior facilidade, o que, muitas vezes, provoca aquele aspecto de frizz”, explica ela, e ressalta que outro fator que pode acelerar o branqueamento é o estresse. “Isso acontece porque ele aumenta a produção de radicais livres que, por sua vez, provocam uma inflamação naqueles fios que, geneticamente, já estavam programados para branquear um dia”.

COMO CUIDAR PARA QUE ELES FIQUEM LINDOS?

Vera Holtz, Rita Lee e a fashionista britânica Sarah Harris: brancos saudáveis

O primeiro passo para manter o cabelo branco saudável é fazer hidratação semanal, já que o fio, antes preenchido pela melanina, agora está poroso. É por essa razão eles são mais leves e arrepiados. Mas calma, é possível contornar o problema com um bom creme. Escolha uma boa máscara hidratante, de preferência com queratina, aminoácidos ou óleos vegetais, e aplique sempre que possível. Outra dica é tomar cuidado ao escovar o cabelo para não quebra-lo e evitar o uso de secador e chapinha.

Por fim, use e abuse dos leave-in. E não se esqueça de utilizar shampoos específicos para cabelos brancos, de preferência cinzas ou roxos, que impedem o amarelamento. Mas fique atento à formulação, que precisa conter ativos hidratantes. “Vale também apostar em shampoos que mantenham o pH dos fios. Um especialista pode indicar”, explica Adriana.

Em tempo: Aproveite que o cabelo está mais grosso – quando se torna branco, a estrutura do fio se transforma -, com mais volume, e pense em novos cortes, mais modernos, que valorizem seu estilo. Use isso a seu favor. E, NÃO arranque os fios. Isso só gera trauma na raiz do cabelo e não resolve a situação, já que ele vai nascer novamente branco. Fica a dica!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter