Publicidade
Bianca Barroca
Reprodução/Instagram

Aos 27 anos, Bianca Barroca compartilha em seu perfil pessoal do Instagram seus aprendizados sobre seu corpo e sua relação com a própria imagem.

“Minha imagem reflete muito do que estou vivendo e sentindo naquele momento, é muito mais sobre quem eu estou, do que sobre quem eu sou.”

Sem conseguir se definir em uma só palavra, a caiçara de Peruíbe, litoral paulista, reforça que todos nós somos fluidos: “Minha imagem vai mudar porque eu estou em constante mudança também, é fato.”

Hoje em dia, a influencer em ascensão diz que se enxerga com muito mais gentileza e consegue aceitar-se como de fato é, e não deixa de compartilhar com seus seguidores que esta foi a maneira mais fácil que encontrou para seguir em frente e mirar em seus sonhos e objetivos.

Relação com o corpo

Bianca é vaidosa e conta que isso começou muito cedo por influencia de sua mãe. Além de brincar com maquiagem, a pequena Bianca participava de competições de dança nas quais maquiava as colegas.

“Maquiagem de palco tem que ser colorida, mais extravagante e expressiva, então eu me acostumei com esse tipo de maquiagem.” Confessa que no dia a dia usa pouquíssima maquiagem, um hidratante, um protetor solar e basta.

“Eu acho muito bom conseguir ver a maquiagem dessa forma, como uma forma de me expressar, como uma diversão e não como uma obrigação ou algo usado para corrigir alguma falha em meu rosto. A maquiagem, para mim, é uma aliada.”

Durante a pandemia, Bianca mudou o estilo do cabelo diversas vezes e conta que esta foi uma uma das formas que encontrou para lidar com o isolamento social. “Hoje em dia não faço mais tantas mudanças radicais, mas sou uma pessoa completamente desapegada com cabelo, não tenho medo de pintar e cortar”, diz ao GLMRM.

O primeiro passo para desapegar do cabelo foi justamente raspar a cabeça. Apesar do choque, afinal o cabelo era uma das coisas que mais achava bonita nela, ela resolveu abrir mão disso e lidar com a sua imagem.

“Foi um processo muito importante, hoje eu sei que minha beleza não está nisso, ela vai muito além. A principal função da minha existência não é procurar uma beleza ou agradar todo mundo, até porque isso é impossível.”

O início

Barroca começou a produzir conteúdo para o Instagram em 2018. O intuito era dividir o que tinha aprendido sobre seu corpo e sua relação com a sua imagem e saúde.

Com um objetivo muito bem definido desde o início, Bianca se preparou antes. “Fiz cursos, estudei sobre o mercado, defini como queria me apresentar e criar meu conteúdo e, com base nisso, comecei a fazer minhas postagens, a me expressar e a aprender a falar com a câmera.”

Hoje em dia, a blogueira tem o Instagram como plataforma aliada para falar com seu público e compartilhar opiniões.

Apesar de nadar contra a maré dos corpos e vidas perfeitas da redes sociais, Bianca faz questão de viver e mostrar quem ela é, de verdade: ” Modificar quem eu sou ou tentar ser outra pessoa é algo que não consigo fazer. Não só porque seria infiel a quem me segue, mas porque seria danoso para mim mesma.”

Por mais que tudo o que ela mostre no Instagram seja real, ressalta que faz questão de não mostrar toda sua realidade no Instagram: “Tento manter minha vida privada a mais discreta possível, escolhi não mostrar minha família, por exemplo. Tento manter algumas coisas só para mim, até porque são coisas sobre as quais não quero ouvir opinião e nem ser julgada.”

Luta antigordofobia

Muitas pautas têm evoluído por conta da facilidade ao acesso do público à informação e esse é um processo importante para que a sociedade avance em alguns assuntos e eles finalmente saiam das redes sociais para nossas vidas práticas.

Bianca relembra ao GLMRM de um vídeo que fez no começo da pandemia sobre um caso de gordofobia e que acabou viralizando. “Eu fiquei muito feliz, porque sinto que através desse vídeo consegui expressar o que eu realmente achava da situação e consegui passar a informação correta. E o resultado foi ver a luta antigordofobia chegar a lugares que eu não imaginava, estourou várias bolhas e muita gente percebeu que esse é um assunto urgente, que precisa ser discutido e falado, que não pode ser tratado como um tabu”.

Como nem tudo são flores, conforme se rompe uma bolha, você atinge um público distinto e se torna mais vulnerável ao ódio gratuito. Apesar de enfrentar momentos difíceis como criadora de conteúdo, Barroca fala que não aceita mais o abuso e o hater como se fosse algo natural.

“Não é normal uma pessoa pegar o celular dela e falar a bobagem que for sobre outro ser humano. Eu não sou obrigada a passar por esse tipo de situação abusiva e agir como se aquilo não me afetasse, sendo que me afeta e tem consequências.”

Essas situações serviram para que a produtora de conteúdo repensasse seu modo de se comunicar nas redes e até mesmo desenvolvesse barreiras para se proteger dos ataques que eventualmente recebe.

“Parte do meu trabalho é sim me comunicar com meu corpo, então mostrar que eu consigo ter uma vida plena vivendo com o meu corpo é parte da minha militância. E ao mesmo tempo, mostrar meu corpo é uma forma que as pessoas têm de me atacar. Esse foi um dilema muito forte que passei, mas que hoje em dia tenho lidado com muito mais leveza e calma – a maturidade uma hora vem e nos ajuda.”

Aprendizado

Sobre todo processo de aceitação e amor próprio, Bianca tira uma lição valiosa:

“Seja gentil com você mesma, tenha paciência. O processo de aceitação e amor próprio não é uma coisa que acontece de repente, não é uma evolução linear – isso não existe.”

Para ela, o amor próprio é algo que você faz todo dia por você mesma. Mais do que se olhar no espelho e conseguir dizer que você é maravilhosa, gostosa e perfeita, é se cuidar, fazer escolhas por você, pensar em si e colocar seus objetivos na frente de opressões, de pressão estética e, principalmente, na frente do que as pessoas imaginam que seria melhor para você.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 25 de Abril

Dia 25 de Abril

Num piscar de olhos, o final de semana já está à nossa porta. E com este clima de...

Instagram

Twitter