Publicidade

João Wainer fez as vezes de diretor e se prepara para lançar o filme “Junho – O Mês que Abalou o Brasil”, em 5 de junho, em cinemas de São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador, entre outras cidades. O documentário, que mostra as manifestações contra o aumento das tarifas de transporte público em São Paulo,  que levou mais de um milhão de pessoas às ruas em junho do ano passado, vai ser disponibilizado via iTunes para mais de 80 países, incluindo EUA, Canadá e no Reino Unido. A estreia é mundial.

Segundo João, em bate-papo com o Glamurama, a ideia do documentário surgiu na mesma época das manifestações. “A partir daquele momento começamos a filmar já pensando que aquilo poderia virar um filme. Depois de junho, durante o processo de edição, encontramos no Igor Kupstas, da O2 Play. Ele trouxe uma proposta inovadora, de lançar o filme no mesmo dia nos cinemas e no iTunes. ‘Junho’ será o primeiro filme brasileiro lançado nesse formato, o que se justifica pelo timing do lançamento. Vamos entrar em cartaz oitos dias antes da Copa e as ruas estarão fervendo nesse momento”.

Esta não é a primeira vez que João, que é fotojornalista, dirige um documentário. Em 2009 lançou “Pixo”, sobre pichadores em São Paulo, na Fondation Cartier em Paris. “‘Pixo’ e ‘Junho’ têm o mesmo cenário, que são as ruas de São Paulo, especialmente o Centro, e os dois de alguma forma representam uma revolta popular. A principal diferença foi que, para fazer ‘Junho’, tive mais estrutura.”

Como João compararia junho passado com junho de 2014? “Nós só vamos saber a real importância do que houve em 2013 quando a Copa e as eleições terminarem. O que aconteceu ano passado certamente vai pautar esses dois eventos que são fundamentais para definir os rumos do país”. Abaixo, assista ao trailer de “Junho – O Mês que Abalou o Brasil”, distribuído pela O2 Play/O2 Filmes.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter