Publicidade
Rafaella Santos para a revista J.P
Rafaella Santos para a revista J.P || Créditos: André Schiliró
Rafaella Santos para a revista J.P || Créditos: André Schiliró
Rafaella Santos para a revista J.P || Créditos: André Schiliró

Fã de Rihanna e Beyoncé, a blogueira Rafaella Santos usa todos os recursos disponíveis na internet para mostrar-se fisicamente identificada com elas. A irmã adorada de Neymar conta que nem chorou quando ele tatuou bem grande o rosto dela no braço. A assessora de imprensa pede para deixar o jogador fora da conversa

Por Paulo Sampaio para a revista J.P

Como será o rosto real de Rafaella Beckran, perdão, Santos? Essa é a primeira pergunta que alguém que vai entrevistar a moça se faz, depois de consultar o Instagram dela – tal a transformação observada de foto para foto. Para equivocar ainda mais seus seguidores, Rafaella criou para si um sobrenome inspirado no do meia inglês David Beckham. Tudo começou quando era criança e brincava com uma prima de ser Victoria Beckham, a ex-Spice Girls que se casou com o jogador. Tempos depois, ela passou a usar o ‘Beckran’ em seu ‘Insta’ , que tem 1,7 milhão de seguidores, e assim alguns colunistas a chamam desse jeito até hoje – embora Rafaella já tenha retornado ao Santos da origem. Hoje é apenas @rafaella.
A irmã do atacante Neymar é uma criança crescida. Passa o tempo todo teclando no celular, compartilha tatuagens com as melhores amigas (“love”, “assim seja” e “<3”) e conta que seu prato predileto é “macarronada à bolonhesa com maionese e batata frita”. Assim que ela declara isso, o figurinista Fabricio Miranda sofre um surto de identificação imediata: “Macarronese é o máximo! Adoroo!”, exulta.

Rafaella Santos para a revista J.P || Créditos: André Schiliró
Rafaella Santos para a revista J.P || Créditos: André Schiliró

Ao contrário do que se pode imaginar, a Rafaella Santos da vida real guarda, sim, semelhanças com a garota que aparece nas imagens que ela posta na internet. Tipo: não dá para passar direto por ela na rua, sem conseguir identificá-la. Rafa acredita que, se alguém não a reconhece, é por causa do filtro que ela emprega para dar um tapa na foto. Todo mundo usa o recurso. Seu favorito chama-se Valencia e produz um efeito luminoso no rosto. Para arrematar, ela baixou o aplicativo Rookie Cam, que edita detalhes indesejáveis. Rafaella S. chegou no estúdio a bordo de uma maxiblusa de tricô que mal cobria o microsshort que ela usava por baixo. Veio direto de Santos, no litoral paulista, onde mora com a família. A sessão de fotos estava marcada para o meio-dia, e por isso todos ficaram pasmos quando ela contou que tinha ido dormir às seis da manhã. Com 19 aninhos, um bom maquiador e uma ótima autoestima, quem precisa se preocupar em descansar antes de posar para uma revista?

40 PARES DE TÊNIS

Rafa se tem em alta conta. A parte que mais gosta do corpo são os olhos (cor de mel). A que mais não gosta, bem, ela pensa, pensa e…: “Não tem. Se Deus me fez assim, tenho de achar bom, né?”. Ao usar o algoritmo, ela passa mais a impressão de orgulho do que de resignação. Abduzida pelo mundo da moda, a moça chegou a fazer um curso de dois meses na London College of Fashion, mas descobriu que “não era o queria”. Apesar de estar usando uma bota de cano curto com dezenas de tachinhas de metal, ela prefere os tênis. Tem 40 pares. E uma coleção de chinelos. Na vida dela, como acontece na de tantas jovens de sua idade, as palavras “Rihanna”, “Beyoncé” e “blogueira” caminham juntas. Fã das duas primeiras, ela inaugurou recentemente o Blog da Rafaella, em que aborda temas como “saúde íntima”, “relacionamentos afetivos” e “benefícios da música”. Para defender seus pontos de vista, usa pesquisas colhidas por “universidades da França”, pelo “British Journal of Psychology” e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Não é fácil reconhecê-la nos textos postados. Sobre a detecção do câncer de mama, por exemplo, ela escreve: “A ideia é que você conheça seus seios detalhadamente e saiba notar qualquer diferença que apareça, seja um caroço, protuberância ou até a eliminação de líquidos pelos mamilos”.
A estrela deste ensaio foi dormir tarde na noite anterior porque ficou assistindo à série “Black List”, uma de suas favoritas. Conta a história de um ex-agente do FBI que se tornou um dos criminosos mais procurados do mundo, com direito a conexões com outros tão perigosos quanto ele, até que fez um acordo de entregá-los – com a condição de trabalhar com uma nova investigadora da agência. Enfim, banditismo + delação premiada + assédio. Para nós, brasileiros, três temas muito familiares. Rafa curte também “Revenge”, um novelão cuja protagonista vive para se vingar das pessoas que causaram a morte de seu pai. O filme que marcou sua vida foi “Se Eu Ficar”: uma garota sofre um acidente no qual perde toda a família. Em coma, seu espírito passa a vagar entre passado e futuro. História para chorar.

Rafaella Santos para a revista J.P || Créditos: André Schiliró
Rafaella Santos para a revista J.P || Créditos: André Schiliró

TRANCOSO E JURERÊ

Rafa foi precedida no estúdio pela assessora de imprensa da família, Daiany Crespo, que prefere ser chamada de Day (“com ‘a’ e ‘y’”). A assessora parece estar ali para tomar conta não só de Rafa, mas do repórter também. Durante a entrevista, ela é assaltada por um tipo de cisma que a leva a desconfiar o tempo todo de que as perguntas não dizem respeito a Rafa, mas ao irmão dela. É uma espécie de “complexo de Neymar”. “Vamos focar na Rafa? Sair do Neymar?”, sugere. Vamos. (Só por isso, dá vontade de desobedecer.) Será que se pode perguntar se há pessoas – especialmente mulheres – que se aproximam de Rafa apenas para chegar em Neymar? “Não tem chance, eu sou ciumenta”, diz a garota. Day pede para falarmos (mais) do blog, que “tá dando supercerto”. São 90 mil visitas por mês. Rafa conta que tem postado vídeos curtos, sobre temas como relacionamento homem-mulher, sexo, traição. Muito instrutivos.
O programa favorito dela é sair com as amigas para dançar. “Gosto de lugares com muita gente. Em Trancoso [no Réveillon] fiquei onde estava o povão.” O “povão” a que ela se refere são os milionários & celebridades que engarrafam a região no fim do ano. Em dezembro próximo, ela planeja ir para o Balneário Camboriú, em Santa Catarina, onde a família tem uma casa. Durante a temporada, pretende fincar seu guarda-sol em Jurerê Internacional, a praia dos baladeiros em Florianópolis. Enquanto Rafa fala, um anel e uma aliança de brilhante cintilam no dedo anular da mão esquerda; na direita tem mais. Tudo presente de Neymar pai, que não mede esforços quando se trata de multiplicar a fortuna da família. “Meu pai faz tudo o que eu quero”, diz Rafa, para dimensionar o quanto ele a mima. Neymar Júnior idem. Em um momento de distração, Day se permite dizer que o jogador “é doido pela irmã”. Rafa faz a displicente. Conta que, quando o irmão tatuou seu rosto no braço, ela nem notou: “A gente estava em Barcelona, na cozinha de casa, e ele me perguntou: ‘Não tá reparando?’”. Só aí ela disse: “Ah, você me fez!”. A lembrança da cena desperta em Rafa uma suspeita: “Acho que ele queria que eu chorasse”. Mas ela não chorou não. Pensar que tanto marmanjo, por muito menos, beijaria os pés do craque aos prantos.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter