
Foi nessa quarta-feira a abertura para convidados da ArtRio – e quem roubou a cena foi Ernesto Neto, meditando sob sol tipo “quase dezembro”, tão quente, mas tão quente que os sorvetes das carrocinhas que circulavam pela Marina da Gloria estavam derretendo no freezer. O artista armou barraca ao ar livre para a performance “Estrela Terra Vibra Nois. Todos Somos Nós”, uma “esculturacura” de 2018 feita em crochê com algodão, bambu, areia, quartzo, juta, folhas secas e folhas de louro.
A gente o viu de olhos abertos e tentou uma aproximação para um papo, mas logo depois da espiadinha ele fechou de novo. Pensamos: meu Deus, como ele está aguentando esse calor? “É que ele já está muito elevado e não sente mais”, deduziu a colecionadora Mara Fainziliber.
Mara, sempre uma das mais chiques do circuito artsy, estava acompanhada do marido, Marcio Fanziliber, de Francis Reynolds [ex-Marinho, grande patrocinadora de atividades de estímulo à arte] e da amiga Yola Noujaim. O quarteto de peso chegou cedo e almoçou por lá mesmo um sanduíche no guardanapo. Carioquices… A vista de cartão postal da baía de Guanabara, com direito a Corcovado e Pão de Açúcar também estava no pacote.

O que chamou a atenção de Mara? “A Lucia Laguna deu uma evoluída na arte dela incrível, está com um trabalho maravilhoso na Fortes Vilaça. A ArtRio continua muito relevante. Essa feira, como é pequenininha, as pessoas podem visitar com calma, conversar com os galeristas… É muito importante essa troca. Nas feiras grandes não tem isso. E estou achando as obras melhores do que as do ano passado”, contou. Ela, ao lado da também colecionadora Genny Nissenbaum, é responsável pela curadoria do espaço Solo, dentro do evento. “Focamos só em artistas mulheres”.
Frances também deu sua opinão. “A feira está muito bem organizada, dou parabéns para a Brenda e para o Calainho, que estão apoiando muito o Rio de Janeiro na parte cultural. Todos nós temos que vir e trazer pessoas de fora para apoiar essa iniciativa. Esse formato é muito mais gostoso, interessante, intimista. As pessoas nesse mundo de tecnologia não falam com os outros… Aqui é um centro de encontros e debates, e com essa vista privilegiada. Comercialmente também está muito atrativo. Muitas obras boas já foram vendidas”.
Vanda Klabin é outra entusiasmada. “Apesar de estarmos vivendo um momento transitório, que inclui a alta do dólar e do euro, a crise na área econômica não atingiu a ArtRio 2018, que está na sua oitava edição com uma excelente representação de arte moderna e contemporânea e trouxe muitas revelações. E que local privilegiado! Nosso olhar, que parece ter tudo consumido, ainda é capaz de ser surpreendido por essa extrema beleza natural. A feira é sempre um termômetro de avaliação do mercado de arte e não senti retração das vendas. Talvez algumas obras que envolvem maiores dígitos solicitem um tempo decisório mais lento. O cenário da arte brasileira está pulsante, o colecionismo e as novas aquisições prevalecem e isso podemos observar nas diversas plataformas de apresentação na Marina da Glória”.
Encontramos alguns artistas por lá. Além de Ernesto, esbarramos com Carlito Carvalhosa e Iole de Freitas, com seus estudos de sombra e luz em esculturas em aço pintadas de branco. “Estou achando esse ano ótimo, excelente. Fiquei muito contente de ser convidada para o Solo e ter esse encontro com as pessoas que passam. Esse espaço foi um presente porque é generoso, imenso”, nos disse Iole.
Nos corredores, além das figuras conhecidas do universo da arte, como Vanda Klabin e Vanvan Seiler, Marieta Severo e uma turma de glamurettes: Fabiola Cabral, Nathalia Medeiros, Manoela Pinto, Cris Pinheiro Guimarães, Luli Marcondes Ferraz, Alexia Wenk. Entre as obras mais instagramadas, as plaquinhas de Ivan Grilo [“cuidar da terra”; “cuidar das pessoas”; “compartilhar excedentes”] e uma tela imensa de Di Cavalcanti, considerada – já que a galeria não divulga valores – uma das peças mais caras do evento.
Vem dar um giro por esse primeiro dia de ArtRio aqui embaixo, na nossa galeria de fotos!
Abertura da ArtRio juntou turma artsy na Marina da Glória nessa quarta