Publicidade
Obama || Créditos: Getty Images
Obama || Créditos: Getty Images

A autobiografia de Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, deve chegar às livrarias do país entre os dias 10 e 17 de novembro. Ele vendeu os direitos da publicação para a Crown Publishing Group por cerca de US$ 30 milhões (R$ 157,7 milhões). Existe uma grande expectativa sobre a obra, que deverá ser um sucesso de vendas. A expectativa também é a de que ele conte sobre os bastidores da vida como o homem mais poderoso do mundo durante dois mandatos (de 2009 a 2017). A seguir, relembre outros presidentes que tiveram suas vidas retratadas em biografias.

‘Lula, o Filho do Brasil’

A biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escrito pela jornalista Denise Paraná, que fez entrevistas com o petista e com amigos e familiares dele para contar como foi sua trajetória de vida desde criança, em Pernambuco, até sua chegada ao cargo mais alto do executivo. A obra também mostra como foi a vida de Lula dentro do sindicato dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e como ele viveu durante os anos da ditadura militar no País. A obra também serviu de inspiração para o filme de mesmo nome que contou com a atuação de Glória Pires, como Dona Lindu, mãe de Lula.

‘Nelson Mandela – Conversas que Tive Comigo’

Existem inúmeras obras escritas e cinematográficas contando sobre a vida de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul. No entanto, esta é considerada por muitos como uma das melhores formas de entender a alma do líder anti-apartheid por conter várias de suas anotações. No livro de 2010, Mandela aparece mais humanizado e não como a entidade que é vista pelo mundo todo. O leitor poderá entender as inseguranças, pensamentos e preocupações mais profundas do ex-presidente.

‘Hugo Chávez – Minha Primeira Vida’

A biografia do ex-presidente da Venezuela traz várias reflexões sobre quem seria realmente a figura que, ainda hoje, divide opiniões. A ideia do livro é deixar que o próprio leitor forme sua opinião e entenda se Chávez foi golpista ou progressista. A produção foi possível após mais de duzentas horas de conversas do autor Ignacio Ramonet com o líder venezuelano.

‘Trilogia Getúlio’

Em três livros, o autor Lira Neto buscou fazer com que a vida do ex-presidente brasileiro Getúlio Vargas fosse traduzida sem glorificar ou deteriorar a imagem do político. De forma objetiva e jornalística, é mostrado todos os passos que ele deu para se tornar uma figura tão polêmica e ao mesmo tempo idolatrada até os dias de hoje. O escritor da obra debruçou sua pesquisa em arquivos, cartas pessoais, diários, notícias e depoimentos para juntar o quebra-cabeça do que foi a existência de Vargas. (Por Giorgia Cavicchioli)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter