Com altas temperaturas e esgotamento físico, pilotos relataram o quão sofrida foi a corrida
Desidratação e calor extremo, foi assim que terminou a prova neste domingo (08) no Grande Prêmio do Qatar de F1. A corrida vencida pelo mais novo tricampeão da categoria, Max Verstappen, foi dominada pelo calor fora do comum, com sensação térmica de 35ºC e umidade perto dos 80%, mesmo em se tratando de uma corrida noturna.
It’s not called the cooldown room for nothing! 😅#F1 #QatarGP pic.twitter.com/uCIjsfFgYV
— Formula 1 (@F1) October 8, 2023
Foi assim que Max Verstappen, Oscar Piastri e Lando Norris se encontraram após a corrida, pouco antes de seguirem para a comemoração do pódio. Tamanho desgaste físico, os pilotos não tinham forças nem para ficar em pé.
Essa foi a segunda vez que a F1 correu no Circuito Internacional de Losail, e podemos constatar que não causou uma impressão muito boa aos pilotos, já que a grande maioria do grid acabou passando mal durante e após a corrida. Pilotos saíram dos carros completamente exauridos.
Fisicamente o GP mais difícil
Essa foi a definição de alguns pilotos. E se tem uma coisa que eles estão acostumados é a lidar com altas temperaturas dentro dos carros, mas dessa vez não teve quem aguentasse, foi unânime.
Logan Sargeant que já vinha de uma gripe, da qual não havia conseguido se recuperar, teve que abandonar a corrida após 40 voltas, por estar completamente desidratado e sem forças para continuar. Ele ainda teve que sair do carro com o auxílio de alguns mecânicos da Williams.
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Seu companheiro de equipe, Alexander Albon que fez uma corrida espetacular e conseguiu terminar na 7ª colocação, mas também sofreu e teve que ser encaminhado ao centro médico da pista, por tamanha exposição ao calor.
Esteban Ocon da Alpine Renault relatou a sua equipe na 15ª volta que estava se sentindo mal e chegou até mesmo a vomitar dentro de seu próprio capacete no começo da prova, mas mesmo assim ele continuou e terminou a corrida em sétimo, somando pontos para o campeonato. “Eu estava me sentindo mal nas voltas 15 e 16, enjoei por duas voltas dentro do cockpit”, contou o francês
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Lance Stroll, que terminou como 11º colocado, começou a sofrer na volta 20 e chegou até mesmo a apagar dentro do carro em alguns momentos, ele saiu do carro e foi em direção a ambulância no final da corrida.
Russell achou que chegaria a desmaiar e ainda disse: “Foi, de longe, a corrida mais dura que já experimentei na minha carreira. Cheguei a achar que ia desmaiar. Foi inacreditável. Era como estar dentro de um forno. O ar que vinha no capacete estava tão quente que parecia que alguém estava com o secador de cabelo ligado na minha cara. E nós estávamos acelerando o tempo todo porque tínhamos pneus novos o tempo todo. Foi extremo”, definiu ele, que foi o quarto colocado e ainda sofreu um toque com seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, que tirou o britânico da prova.
Mas e na Sprint Race?
Na corrida Sprint que teve Max Verstappen vencendo o campeonato mundial de pilotos e se tornando o mais novo campeão do mundo, foi uma corrida menos “punk”. Com a presença do Safety Car em três momentos diferentes e apenas 19 voltas ao todo, diferente desta, onde os pilotos completaram 57 voltas no circuito.
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Durante o Grande Prêmio, todos os pilotos também foram obrigados a cumprir expressamente a exigência da Pirelli, de que um jogo de pneus só poderia completar 18 voltas durante a corrida. Dessa forma muitos pit stops foram realizados, gerenciamento dos pneus e muita disputa na pista, com diversas ultrapassagens e acontecimentos.
Apesar de todo o sofrimento, os pilotos entregaram uma corrida movimentada, com disputa, confusão, caos, ultrapassagem, rádios furiosos e até mesmo pedido de ajuda, porque o acento estava “pegando fogo”. Esse foi o caso de Alonso, acredite se quiser. No rádio ele relatou o problema para a Aston Martin, e ainda disse para jogarem água ou alguma outra coisa, quando ele fizesse o pit stop. Mais uma, das muitas provas de que o GP do Qatar não tem condições de ser realizado no mês de outubro.
LAP 27/57
📻 “The seat is burning, mate. Anything we can do at the pit stop? Throw me water or something!” 😮
Alonso, who comes back out in P8, is literally in the hot seat! 🔥#F1 #QatarGP pic.twitter.com/VmgV0MYDgI
— Formula 1 (@F1) October 8, 2023
“Acho que talvez no próximo ano, se nos encontrarmos na mesma situação, teremos que discutir entre nós, pilotos”, disse Charles Leclerc, que chegou em um estado de dar dó, no famoso cercadinho para conceder entrevistas à imprensa.
Em uma pista com curvas de alta velocidade, muito impacto e severo track limits se torna ainda mais difícil não exigir tudo de si, foi o que Leclerc defendeu. “Especialmente com as forças G. Quando você está com muita desidratação você pode beber, mas a bebida é mais chá do que qualquer outra coisa porque está a mais de 60 graus. Portanto, é extremamente difícil hidratar-se e, novamente, com as forças G você não vê tão bem.”
Lando Norris tocou em um ponto importante também: “É frustrante, acho que na TV provavelmente não parece nada físico. Mas claramente, quando você tem pessoas que acabam abandonando, é demais para a velocidade que estamos fazendo, é muito perigoso.”
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Norris que fez uma corrida excepcional junto de Oscar Piastri e conseguiu para a McLaren dobradinha em ambos os pódios, tanto na corrida Sprint do sábado, a qual Piastri venceu, quanto na corrida do domingo, onde a equipe ainda conseguiu o recorde do pit stop mais rápido com 1.8 segundos e a marca de 500 pódios dentro da categoria. Não é à toa que Piastri foi denominado o piloto do dia.
Brasil
🤙🏼 @10Ronaldinho & Oconzinho 🇧🇷 #legend pic.twitter.com/5l9YKJo3vW
— Esteban Ocon (@OconEsteban) October 8, 2023
Presença brasileira no paddock, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho esteve presente no Qatar, assim como David Beckham e ambos aproveitaram bastante o final de semana.
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Ocon até encarnou a alma brasileira e tweetou ao lado do craque: Ronaldinho e Oconzinho.
Além de jogadores famosos, quem também não perdeu essa etapa foi Zayn Sofuoglu, o jovem menininho de apenas 4 anos, que já faz um baita sucesso nas redes sociais por ter um talento nato e se arriscar dirigindo motos, carros, karts, barcos e quadriciclos.
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Zayn viralizou na internet dirigindo uma Ferrari e depois dessa ascensão toda, ele provou seu talento mostrando que mesmo sendo tão pequeno, tanto de idade quanto de tamanho, nada pode pará-lo.
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