Publicidade
79194706
79194706
79194706
Tim Burton comemora 58 anos nesta quinta-feira || Créditos: Getty Images

Atmosfera surreal, gótica, sombria, fascinação pelo macabro, mas com um toque sensível e cheio de humor. Esses são elementos que já viraram marca registrada do excêntrico Tim Burton, aniversariante do dia. Revelado nos anos 1980, conquistou fãs pelo mundo com seu jeito único de fazer cinema, com personagens que, na maioria das vezes, são figuras esquisitas, tímidas e mal compreendidas. Para comemorar seus 58 anos e homenagear um dos nossos cineastas preferidos, reunimos uma lista com 8 filmes para celebrar o estilo gótico de Tim Burton. Play!

“Os Fantasmas se Divertem”

Beetlejuice, Beetlejuice, Beetlejuice! Uma criatura do mundo dos mortos virá ao seu auxílio caso você diga seu nome três vezes – com a função de “exorcizar” os vivos. O filme mostra uma família que, depois de morta, decide assustar os novos moradores da casa, mas acaba se tornando uma atração para os humanos.

“Batman”

Um dos Batmans mais respeitados do cinema, com cenários pesados e artesanais, grandes atuações de Michael Keaton e Jack Nicholson, “Batman” trouxe aos cinemas um novo conceito para Gotham e seus personagens: mais sombrios, desesperados e insanos.

“Edward Mãos de Tesoura”

Romântico e trágico, “Edward Mãos de Tesoura” revelou Johnny Depp ao mundo como um ator promissor e sensível. O filme é uma versão moderna de “Frankenstein”, com um protagonista criado em laboratório e dotado de lâminas no lugar dos dedos, que encontra aconchego e amor na vila ultra-conservadora da qual é vizinho, antes de ser expulso da comunidade.

“O Estranho Mundo de Jack”

A mistura entre Halloween e Natal teve origem em um poema escrito por Tim Burton em 1982, mas o filme, lançado em 1993, teve direção de Henry Selick. A animação conta a história de Jack Skellington, da “Cidade do Halloween”, que abre um portal para a “Cidade do Natal” e decide que vai ser o novo Papai Noel.

“A Noiva Cadáver”

Seguindo o estilo da animação “O Estranho Mundo de Jack”, “A Noiva Cadáver” conta a história do tímido Victor Van Dort, que está prestes a se casar, e que acidentalmente pede a mão de uma noiva morta e é transportado para o seu mundo.

“Sweeney Todd”

A peça teatral ganhou sua versão para os cinemas com Johnny Depp e Helena Bonham Carter nos papéis principais. Gótico, musical e sarcástico, o filme conta a história de um assassino em série que usa sua lâmina de barbear para matar suas vítimas e a confeitaria vizinha para se desfazer dos corpos, em deliciosas tortas de carne.

“Alice no País das Maravilhas” 

Na adaptação de Tim Burton para a obra de Lewis Carroll, ele reimagina a história original num tempo diferente, com a protagonista mais velha e o País das Maravilhas mais agressivo.

“Sombras da Noite”

Fã da série de TV dos anos 60, em “Sombras da Noite” o cineasta tentou recriar a atmosfera de horror e comédia que cercava o vampiro Barnabás Collins (interpretado por Johnny Depp, mais uma vez) e sua família contemporânea.

Quer mais? Relembre na galeria abaixo cinco personagens que parecem ter adotado o guarda-roupa do diretor, ou vice-versa. Mas como falar do estilo de Tim Burton sem colocar nessa caixinha de maluquices Helena Bonham Carter, sua “ex-atual mulher”, que estrelou vários de seus filmes? E sem essa de “gótico suave”: a dupla mostra que para carregar o termo gótico nas veias é preciso mergulhar fundo nas sombras e manter os bons pactos. À homenagem!

[galeria]3245181[/galeria]

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter