Publicidade
Roubo Itália
Foto: Reprodução/Unsplash

“Attenzione, pickpocket! Attenzione, borseggiatrici!”. Se você passou algum tempo nas redes sociais nos últimos dias, com toda a certeza já ouviu essa frase. Isso porque a italiana Monica, uma mulher de 57 anos, que integra um grupo intitulado “Cittadini Non Distratti” – ou “Cidadãos Não Distraídos”, em português – tem feito barulho nas redes sociais com vídeos de pontos turísticos, estações de trem ou metrô e lojas gritando a expressão, que significa “cuidado, batedor de carteiras!”.

O motivo é justamente alertar as pessoas ao redor sobre os ladrões que ficam de olho em transeuntes distraídos para furtar celulares, carteiras e documentos sem que as vítimas percebam.

Monica se dedica há 30 anos à missão de prevenir turistas sobre possíveis furtos. As imagens mostram normalmente pessoas comuns, bem vestidas e camufladas na multidão, furtando objetos dentro de bolsas, bolsos e mochilas.

Em um bate-papo com a revista norte-americana Newsweek, o grupo, que conta com cerca de 40 pessoas, conta que decidiu tornar os vídeos virais para aumentar o alcance da mensagem. O primeiro perfil criado para divulgar esses registros foi suspenso do TikTok após alguns meses, mas os criadores voltaram com uma nova conta – e, é claro, deu super certo.

Atualmente, o perfil @cittadininondistratti2 tem mais de 10,8 milhões de curtidas e conta mais de 378 mil seguidores. “Falta prevenção e informação sobre o que está acontecendo na cidade, e estamos todos felizes que esses vídeos estão deixando as pessoas verem o problema em Veneza e em todas as cidades italianas”, concluiu Monica à Newsweek.

Será que a moda pega por aqui?

Veja alguns vídeos:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 17 de Abril

Dia 17 de Abril

3 boutiques de streetwear para descobrir em Paris Embora Paris seja conhecida por suas prestigiosas boutiques de luxo,...
Dia 16 de Abril

Dia 16 de Abril

Corte de patriarcas Já mencionamos esta exposição antes, mas vale a pena destacar a obra “Old People’s Home”...

Instagram

Twitter